Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Rede desenvolvida pela Nexa Tecnologia na Arena MRV permite primeiros testes de WiFi 6E na faixa de 6GHz
TECNOLOGIA

Rede desenvolvida pela Nexa Tecnologia na Arena MRV permite primeiros testes de WiFi 6E na faixa de 6GHz

Assessoria de imprensa - 23 de junho de 2023 495 Visualizações
Rede desenvolvida pela Nexa Tecnologia na Arena MRV permite primeiros testes de WiFi 6E na faixa de 6GHz

A Arena MRV foi palco na quarta-feira, dia 21, dos primeiros testes do WiFi 6E na nova faixa de 6GHz destinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O piloto faz parte do projeto implementação da rede de Wi-Fi ultrarrápida da nova casa do Clube Atlético Mineiro que está sendo desenvolvida pela Nexa Tecnologia.

Para os testes com o padrão Wi-Fi 6E, uma evolução do Wi-Fi 6, foram instalados pontos de acesso da série Cisco Catalyst 9166, equipamento recentemente homologado no Brasil pela Anatel. Pelos resultados obtidos pela ferramenta de monitoramento da Arena, a velocidade de download chegou a 1,4Gbps (Gigabits por segundo). Já a velocidade de upload ficou em 1,2Gbps, com latência de 10ms (milissegundos). Na comparação, o 4G pode operar com velocidade em média de 100 Mbps.

“A Arena MRV adotou um equipamento Wi-Fi muito moderno e robusto desenhado para ambientes com alta concentração de pessoas como estádios e aeroportos. Foi o primeiro teste dessa tecnologia nos estádios na América Latina”, disse Sergio Eler Costa, diretor de tecnologia da Nexa.

Sergio Eler explica que as principais vantagens do novo padrão de Wi-Fi são a redução de interferências, maior velocidade disponível para os usuários, que permite o uso de realidade aumentada e vídeos em 8K, e segurança mais robusta.

“O intuito do teste é fomentar a nova tecnologia para a adoção do mercado. Com o advento da transformação digital, o número de dispositivos móveis que os projetos de Internet das Coisas (IoT) e cidades inteligentes estão demandando conectividade é muito grande. A nova tecnologia do WiFi 6E usando frequência 6Ghz liberada vai acelerar a adoção desses projetos”, reforça Sergio Eler.

Participam do projeto as entidades de ISP: Abramulti, Apronet, RedeTeleSul, InternetSul, Apims e Abranet. O evento experimental contou as presenças do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, superintendente executivo da Anatel, Abraão Balbino.

Rede inspirada no SoFi Stadium e Allegiant Stadium

A rede de internet sem fio da Arena MRV, que está sendo desenvolvida e implementada pela Nexa Tecnologia, com o padrão Wi-Fi 6 utilizará as mesmas tecnologias adotadas nos estádios mais modernos da principal liga de futebol americano profissional dos EUA. A maior inspiração veio do SoFi Stadium, em Los Angeles, e do Allegiant Stadium, em Las Vegas.

O projeto prevê 46 mil pessoas simultaneamente conectadas, com capacidade para transmissão em alta velocidade de vídeos 4k, realidade aumentada e streaming, incluindo ainda as emissoras de rádios e TVs, que em alguns estádios utilizam um conceito mais tradicional por meio de cabo.

Foram adquiridas para a arena do Galo mais de 800 pontos de acessos de alta densidade Wi-Fi, sendo 285 de um modelo específico desenvolvido para ambiente com alta concentração de pessoas, como a cobertura das arquibancadas e do gramado durante os shows. Este último número supera até a quantidade de antenas empregadas pelo SoFi Stadium, em Los Angeles, considerada a arena esportiva mais cara do mundo, com um custo de US$ 5,5 bilhões, e com capacidade para 70.000 espectadores.