[imagem: Toolox®]
Atualmente não é possível pensar em um mundo mais sustentável sem passar necessariamente pela reciclagem. Esse processo consiste em reprocessar materiais, fazendo a correta separação e processamento, para que eles possam ser reintroduzidos num novo ciclo de produção. Dentre todos os materiais passíveis de serem reciclados, um que merece grande destaque é o aço.
O aço é o material mais circular do mundo, pois é 100% reciclável. Devido à sua composição química, esse material pode ser reciclado de forma contínua, sem perder propriedade, de forma que após o término de sua vida útil, os produtos metálicos podem ser derretidos e se tornarem insumos na fabricação de novos aços ou produtos fundidos. Uma vez que esses materiais são essenciais para o desenvolvimento de infraestrutura do planeta por serem usados na construção civil, agricultura, transporte, utilidades domésticas, energia, entre outros, nota-se a relevância de continuamente reprocessarmos o aço da melhor forma possível.
A Federal Sucatas, baseada em Goiânia (GO), é um importante player nessa cadeia, pois fabrica a linha completa para plantas industriais de trituração de sucata ferrosa, guindastes veiculares e fixos, gruas para escavadeiras e acessórios. A Federal Sucatas além de tudo é um dos únicos fabricantes nacionais de trituradores do tipo shredder, um equipamento de última geração capaz de processar materiais em diferentes tamanhos para separação ou para reduzir o custo de transporte.
Ao projetar o seu modelo de triturador, a Federal Sucatas optou pelo aço Toolox® no eixo principal do seu equipamento, visando aumentar a disponibilidade e vida útil do equipamento. “Uma vez que esse tipo de equipamento tem alta solicitação de funcionamento e extensivo regime de trabalho, a disponibilidade é muito crítica e temos que contar com materiais de alta confiabilidade para garantir que não haverá paradas não programadas de manutenção”, menciona Rafael Sant’Anna, engenheiro da Federal Sucatas. Considerando que o eixo é um elemento central no funcionamento da máquina, ele tem um papel bastante importante em garantir o bom funcionamento do todo e de componentes secundários.
Rafael também menciona uma segunda vantagem em relação à adoção do aço Toolox® na fabricação do equipamento: “Uma vez que o Toolox® já vem tratado termicamente da usina, não é preciso passar por essa etapa adicional e a peça já sai pronta diretamente da usinagem”. Ele complementa que anteriormente utilizava-se o aço SAE 4340 com tratamento térmico, mas que esse material requeria as etapas de usinagem, envio para tratamento térmico, desempeno da peça, nova usinagem para acabamento para então sim poder ser instalado no equipamento. “Uma vez que o aço e o tratamento tinham origens e processos muito diferentes, era difícil ter confiabilidade de que o eixo iria aguentar o esforço aplicado nele sem apresentar trincas ou quebras. Como o material Toolox® vem sempre da mesma origem, já é entregue com as propriedades finais e garantidas pela usina, nós e o cliente podemos ter muito mais segurança da sua operação”, adiciona o gerente da Federal Sucatas.
Além do aço Toolox®, a Federal Sucatas também aplica os aços de alta resistência Strenx® em partes que exigem maior tenacidade e resistência mecânica e o os aços de alta dureza Hardox® em diversos componentes que necessitam de alta resistência ao desgaste. Ao adotar o portfólio completo de aços da siderúrgica sueca SSAB, a Federal Sucatas garante sua parte em criar um mundo mais leve, forte e sustentável.