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A indústria do cimento é uma das líderes da construção digital e inovação

Assessoria de imprensa - 17 de agosto de 2023 185 Visualizações
A indústria do cimento é uma das líderes da construção digital e inovação

[Imagem: ABCP]


A carência de investimentos em projetos transformadores que aumentem a produtividade das habitações e a vida útil das vias urbanas e rodoviárias - todos eles desenvolvidos sob a orientação de uma agenda ambiental rigorosa -, estimulam o mercado a estudar, materializar e aplicar, soluções inovadoras e econômicas, que atendam, cada dia de modo mais eficaz, as demandas sociais que ainda flagelam o país.

Como parte inteiramente interessada e integrada à cadeia produtiva da construção, a indústria cimenteira, por intermédio da ABCP e do SNIC, juntou esforços com a academia, braço indispensável para o aprofundamento técnico-científico de qualquer ação tecnológica, e estabeleceu em 2020 uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e, juntas, criaram o hubIC, hub de Inovação e Construção Digital, com laboratórios de ponta em pesquisa aplicada, instalados na sede da Associação.

A iniciativa - aberta a empresas, startups e outras universidades -, já reuniu cerca de 31 players relevantes (batizados de hubickers, isto é, afiliados e sócios da iniciativa que, mensalmente, contribuem financeiramente), que têm trabalhado em soluções inovadoras e aplicáveis, que auxiliem, de modo célere, a transição do setor e da sociedade para uma economia digital e circular.

Ao promoverem soluções hardtech e pré-competitivas, os projetos têm como premissas básicas o desenvolvimento de inovações que apresentem: alta produtividade, qualidade e desempenho, baixa pegada ambiental e competitividade (considerando países em desenvolvimento). E toda essa ação - enfocada na engenharia de produto -, está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Como os idealizadores, ABCP, SNIC e USP, possuem extensa experiencia em projetos de capacitação (educação contínua) e no emprego de plataformas digitais (que alavancam as mídias sociais), a difusão e disseminação do hubIC é significativamente ampliada. Isso, entre outras coisas, tem permitido com expressiva frequência, a realização de webinares (techtalks), que posteriormente integram o canal YouTube do hubIC.

Até fins de 2022, portanto em 2 anos, foram promovidos 12 eventos e 3 cursos, estes como foco em manufatura avançada e aditiva, que já reuniram cerca de 1.000 profissionais, sem contar as visitas guiadas que semanalmente são organizadas, para apresentar todo o projeto hubIC aos interessados, todas elas, sem exceção, completas e com lista de espera.

O hubIC tem intensificado suas atividades com novas frentes de trabalho que - além dos projetos inicialmente coordenados e que caminham para suas conclusões -, envolveram, a partir de 2023, o desenvolvimento de alternativas para vias de baixo tráfego com baixo custo e impacto ambiental, argamassas estabilizadas, descarbonização na autoconstrução e captura de carbono

A navegação no site e a participação nas visitas gratuitas, organizadas semanalmente, permitem o conhecimento mais aprofundado do hubIC, e consequentemente a percepção da importância do mesmo e, principalmente, da relevância em dele tomar parte, em especial por aqueles profissionais e empresas que atuam na cadeia de valor do cimento e produtiva da construção.