Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Indústria do cimento encara desafios ambientais com investimentos em Inovação
EVENTO

Indústria do cimento encara desafios ambientais com investimentos em Inovação

Assessoria de Imprensa - 24 de outubro de 2023 251 Visualizações
Indústria do cimento encara desafios ambientais com investimentos em Inovação

A redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), visando alcançar a neutralidade em carbono até 2050, tem sido um dos principais desafios do setor industrial. Em apoio à agenda climática, a indústria do cimento tem promovido esforços significativos para reduzir o impacto gerado ao meio ambiente, com ações que levaram o Brasil a se tornar uma referência mundial entre os países com a menor emissão de CO2 por tonelada de cimento produzida no mundo.
Para apresentar o poder da inovação na resolução dos desafios ambientais e de produtividade, autoridades, lideranças públicas e empresariais e especialistas, nacionais e internacionais estarão reunidos no 8º Congresso Brasileiro do Cimento (CBCi), que acontece de 6 a 8 de novembro de 2023, no Renaissance São Paulo Hotel.
No último dia do CBCI, 8 de novembro, das 8h30 às 10h, o tema central da plenária “O papel da inovação na produtividade, custos e descarbonização”, terá como palestra de abertura o Vanderley John, Professor Títular de Materiais e Componentes de Construção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
A mesa que debate o papel dos diferentes atores da cadeia de inovação contará com a presença de Vahan Agopyan, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo,Carlos Massucato, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) representando o hubIC, Professor Marcelo Nakagawa, especialista em Empreendedorismo e Inovação e da engenheira Sofia Pimento, Diretora de Strategy, AI&Data, M&A da Deloitte.
O hubIC é um acordo de cooperação entre USP e Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) para operação do primeiro espaço cooperativo de inovação e construção digital de base industrial do Brasil.
A maior iniciativa de inovação Hardtech da Construção alcançou no último ano, resultados significativos, como a produção das primeiras peças cimentícias em 3D e a adesão de mais de 30 companhias ao ambiente de construção digital. “E isso foi possível porque renomadas empresas, especialistas, fabricantes de insumos e produtos, dentre eles o próprio cimento, entre outros integrantes da cadeia produtiva da construção, uniu esforços para a criação, construção e desenvolvimento de propostas inovadoras de natureza hardtech que atraíram investimentos e ganharam visibilidade”, comenta Valter Frigieri, diretor de mercado da ABCP e um dos coordenadores do hubIC.

Avanços tecnológicos na habitação
Os avanços tecnológicos na habitação brasileira e como eles desempenham um papel fundamental na promoção da inovação e no avanço geral do setor da construção será tema de painel que contará com a participação de Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos FGV-IBRE, para a abordar o mercado imobiliário habitacional: desempenho recente e tendências e de Inês Magalhães, vice-presidente da Caixa Econômica Federal para falar sobre as perspectivas do novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Haverá ainda a apresentação de dois cases de sucesso no tema da industrialização da construção habitacional, com Flavio Paulino, Diretor de produtos e Projetos da MRV&CO e Gregory Lacerda, gerente de Planejamento e Gestão na FA Oliva.
O Congresso contará ainda painéis voltados a Agenda do Clima: Posição Brasileira, Tendências e Oportunidades e mesas redondas sobre Precificação de Carbono e Financiamento Climático para Indústria de Baixo Carbono, com a presença de diversas autoridades, especialistas internacionais e lideranças do País envolvidas com o campo da Economia Circular.
O 8º Congresso Brasileiro de Cimento é uma realização da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP e Sindicato Nacional da Indústria do Cimento – SNIC. Saiba mais

SERVIÇO

8º Congresso Brasileiro de Cimento Portland - CBCi
Data: 6 a 8 de novembro de 2023
Local: Renaissance São Paulo Hotel
Endereço: Alameda Santos, 2233 - Jardim Paulista, São Paulo