Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Especialista traz projeções do mercado da arquitetura para 2024  
TENDÊNCIAS

Especialista traz projeções do mercado da arquitetura para 2024  

Assessoria de Imprensa - 23 de novembro de 2023 1085 Visualizações
Especialista traz projeções do mercado da arquitetura para 2024  

Faltando poucos meses para 2023 acabar, podemos começar a levantar hipóteses sobre o novo ano que se inicia. O mercado da arquitetura e construção é um dos que se encontram em ascensão: uma pesquisa da Prospecta Analytica projeta um crescimento de 4,5% para o setor até dezembro.

Para a área, algumas tendências, tecnologias e inovações se destacam, sendo que as principais delas estão relacionadas à incorporação da sustentabilidade nas práticas e nos processos arquitetônicos.

Sustentabilidade
Em um mercado que é responsável por 38% da emissão de gases no efeito estufa segundo relatório da ONU, a preocupação com o meio ambiente passa a ser mais presente.

“Acreditamos (e esperamos) que a consciência ambiental também se desenvolva significativamente, pois está diretamente ligada à preservação da natureza, que está atrelada não somente à saúde física, mas a mental também. Desta forma, notamos cada vez mais o uso de materiais e soluções sustentáveis nos projetos, além de tecnologias como fontes de energia solar, captação de água de chuva, entre outros, os quais se tornam mais acessíveis e presentes nos projetos tanto residenciais como corporativos”, afirma Guilherme Ommundsen, sócio-diretor do studiodwg.

Projetos de refúgio
Em mais uma das projeções para o ano de 2024 temos uma alta na demanda por projetos de refúgio. Isto é, casas de veraneio, apartamentos de praia, sítios, hotéis, pousadas, entre outros estilos de planta que não são destinadas ao morar, ao dia a dia de uma família, mas, sim, à sua diversão e ao lazer. Muito dessa tendência é decorrente da pandemia, que modificou a forma como vivemos em sociedade e como utilizamos o tempo livre.

“Após a pandemia os projetos de residências definitivas, de temporada e refúgios de forma geral (hotéis, resort, pousadas, etc.) ficaram muito em evidência, as pessoas se acostumaram a ficar mais em casa e a procurar locais onde tenham conforto para si e para sua família”, completa Ommundsen.

Valorização profissional
Em relação ao mercado de trabalho, os especialistas têm uma visão otimista para o ano que está por vir. Segundo pesquisa do Instituto Semesp em parceria com o Simplicty, a profissão de arquiteto é uma das que está em ascensão e que mais empregam profissionais. Nesse quesito, a valorização é um grande facilitador na hora do desenvolvimento dos projetos.

“O que tem contribuído bastante também é a valorização do profissional, principalmente reconhecida pela indústria da arquitetura e interiores. Dependemos muito dos fornecedores, pois não adianta desenvolver um projeto maravilhoso se não podemos executar de forma primorosa. E os projetos ousados acabam tirando esses parceiros de sua zona de conforto, não somente por busca de soluções inusitadas, mas também pela necessidade de atender os prazos sempre desafiadores”, finaliza Guilherme Ommundsen.

Sobre o studiodwg
Empenhados em contratar sempre talentosos profissionais, estabelecer parcerias com os melhores fornecedores e buscar soluções inteligentes e inovadoras que permitam manter a empresa na vanguarda da excelência em design e construção de hoje e do futuro, o studiodwg fornece projetos completos de arquitetura, design de interiores e gerenciamento de obras.