Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Instituto Mauá adota telas interativas e dispositivos com IA para apoiar cursos de engenharia e computação
EDUCAÇÃO

Instituto Mauá adota telas interativas e dispositivos com IA para apoiar cursos de engenharia e computação

Assessoria de imprensa - 27 de fevereiro de 2024 423 Visualizações
Instituto Mauá adota telas interativas e dispositivos com IA para apoiar cursos de engenharia e computação

Infraestrutura de desktop virtual permite que alunos usem qualquer dispositivo para criar representações digitais de todo o ciclo de vida de projetos de infraestrutura urbana e construção civil (crédito: Freepik)

São Paulo (SP), 15 de fevereiro de 2024 - Com cerca de 3 mil alunos nos campi de São Caetano do Sul e São Paulo, na região metropolitana da capital paulista, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) investe em alta tecnologia para garantir a disponibilidade dos recursos mais avançados de aprendizagem. O objetivo é formar profissionais altamente qualificados e preparados para os desafios de desenvolvimento das cidades brasileiras.

Seguindo essa filosofia, o IMT passou a buscar uma solução para aprimorar suas salas de aprendizagem ativa, que contam com equipamentos de ponta para proporcionar maior dinâmica e interação em grupos de até 82 alunos. Um desses espaços, em particular, é um laboratório baseado no conceito BIM (Building Information Model, ou Modelagem de Informação da Construção), considerado a base da transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção.

Para viabilizar e expandir o uso de softwares com recursos gráficos robustos e que exigem equipamentos de alta qualidade nesse laboratório, o IMT colocou em prática o conceito de infraestrutura de desktop virtual (VDI). Dessa forma, mesmo utilizando qualquer dispositivo, os alunos passaram a usufruir do poder de uma workstation gráfica avançada, com o apoio de um servidor externo que realiza todo o processamento.

Para se ter uma ideia, é por meio do Infraworks, um software da Autodesk que o IMT executa somente em VDI, que os alunos conseguem modelar projetos de infraestrutura urbana e construção civil. Um recurso que permite trabalhar na representação digital de todo o ciclo de vida desses projetos – desde o planejamento até a operação.

O desafio, contudo, era ampliar o nível de interatividade do laboratório. Com tantos elementos visuais gerados a partir do uso desses recursos, o IMT contou com o apoio da Seal for Education – braço da Seal Sistemas que atua como integradora de tecnologias para o mercado educacional – para implementar telas interativas.

Com o uso de smartboards de 86 polegadas fabricadas pela BenQ, os professores passaram a manusear softwares como o Infraworks apenas tocando na tela, facilitando a apresentação dos projetos e agilizando a troca de informação com os alunos. A tecnologia, que beneficia diretamente cerca de 500 estudantes, substituiu um recurso de projeção que exigia que os docentes permanecessem diante do computador, limitando a mobilidade e prejudicando a interatividade em sala.

“A tela interativa enriquece muito as aulas e ajuda a melhorar a dinâmica das salas de aprendizagem ativa. Ao manipular as imagens exibidas no smarboard, os professores hoje conseguem ministrar aulas muito mais visuais e atrativas. Trata-se de um recurso avançado de aprendizagem que nos ajuda a criar vantagens competitivas no quesito transformação digital”, diz João Carlos Correa, Gerente de TI do Instituto Mauá de Tecnologia.

A Seal for Education desenvolveu todas as etapas do projeto envolvendo as telas interativas, desde a especificação e a implementação dos equipamentos até a sua manutenção e sustentação. Os smartboards também possuem recursos omnichannel que apoiam a realização de aulas remotas ou híbridas, incluindo softwares de videochamada, gamificação e compartilhamento de conteúdo em tempo real.

Máquinas dotadas de IA
A parceria entre IMT e Seal for Education também resultou na adoção de desktops, workstations e notebooks avançados para laboratórios e salas de aula, com foco nos cursos de sistemas de informação, computação e engenharia de produção. Foram mais de 100 unidades implementadas, incluindo máquinas dotadas de inteligência artificial que utilizam o ambiente de VDI para ampliar a gama de recursos didáticos para professores e alunos.

Entre as possibilidades que esses equipamentos trouxeram está a utilização de soluções como a plataforma Omniverse, da Nvidia, para criar simulações fotorrealistas de projetos de infraestrutura e construção e até mesmo de uma linha de produção fabril, utilizando capacidades de IA e machine learning.

O projeto atendeu à necessidade de disponibilizar equipamentos robustos e de alta performance para apoiar o desenvolvimento das aulas. O apoio da Seal for Education vai além da implementação e abrange também a oferta de suporte técnico para garantir o funcionamento adequado de todos os dispositivos, incluindo a atualização de drivers.

“A enorme exigência por alta tecnologia e inovação em uma instituição tão reconhecida como o IMT, de onde saem boa parte dos engenheiros, arquitetos e tecnólogos mais qualificados que o Brasil pode produzir, atesta o grande potencial do nosso portfólio de serviços”, afirma Emerson Felipe, Diretor Comercial da Seal for Education. “O impacto gerado por telas interativas e outros dispositivos avançados sobre a dinâmica das aulas demonstra apenas uma parte do nosso compromisso em acelerar a digitalização do ensino, otimizando o trabalho dos professores e aprimorando o aprendizado para os alunos”, diz.

Sobre a Seal Sistemas
Com 35 anos de atuação no mercado, a Seal Sistemas é a maior integradora de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos no Brasil. A companhia constrói uma relação de confiança entre o usuário final e mais de 2.000 empresas que integram a sua carteira de clientes, por meio de um portfólio completo de soluções de mobilidade e automação, além de serviços de ponta a ponta que contemplam desde o planejamento até a sustentação de projetos.

Frente à missão de apoiar a transformação digital de empresas de todos os portes, a Seal Sistemas amplia o acesso do mercado brasileiro às mais novas tendências globais de consumo e automação de negócios. Sua ampla gama de soluções e serviços materializa a aplicação de conceitos tecnológicos – como Cloud Computing, Big Data, Internet of Things e Machine Learning – em segmentos estratégicos como varejo, logística, indústria, saúde e educação.

A trajetória de sucesso da Seal Sistemas é marcada por um crescimento contínuo e uma evolução no seu direcionamento estratégico, desde a sua fundação como revendedora em 1988 até o seu atual posicionamento como integradora de tecnologias. Faz parte dessa história a oferta de dispositivos e aplicações avançadas como ESL (etiquetas eletrônicas de prateleira), voice picking (coletores de dados por comando de voz), o middleware Kairos Warehouse e o software para automação de chão de lojas Kairos Store. Também integra seu portfólio soluções em computação móvel e captura automática de dados, como impressoras e leitores de código de barras, e em infraestrutura para redes sem fio locais e metropolitanas.

Para mais informações, acesse seal.com.br