Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Maccaferri investe em IoT e adquire empresa de tecnologia
TECNOLOGIA

Maccaferri investe em IoT e adquire empresa de tecnologia

ASSESSORIA DE IMPRENSA - 02 de abril de 2024 348 Visualizações
Maccaferri investe em IoT e adquire empresa de tecnologia

[Imagem: Pexels]


São Paulo, março de 2024 – A Maccaferri anuncia a aquisição da Nesa S.r.l. (“Nesa”), uma especializada em tecnologia e uma das principais fornecedoras de sistema de monitoramento ambiental, industrial e de alerta antecipado. Com essa aquisição, a Maccaferri pretende fortalecer a incorporação de tecnologias de sensoreamento inteligentes e de controle remoto na sua própria gama de produtos e ampliar, ainda mais, a oferta de sistemas baseados na Internet das Coisas (IoT) para proteção do solo e das comunidades.

Reconhecida como uma empresa global líder no segmento de engenharia civil e ambiental, a Maccaferri, ao concluir a aquisição da Nesa, agrega ao portifólio tecnologias que combinam perfeitamente com as soluções existentes e se estabelece como uma empresa de vanguarda no segmento de IoT, acompanhando a tendência que levou a infraestrutura e a construção a se tornarem cada vez mais inteligentes nos últimos anos. Segundo as projeções do recente relatório da Allied Market Research, a escala do mercado da IoT, na indústria da construção, atingirá 44,2 bilhões de dólares em 2031 (https://www.alliedmarketresearch.com/iot-in-construction-market-A07565)

Fundada em 2004 em Vidor, Treviso, Itália, pelos engenheiros Pierluigi Bassetto e Mario Adami, a Nesa é uma empresa altamente especializada no projeto, fabricação e instalação de instrumentos, tais como estações meteorológicas, sistemas registradores de dados (datalogger), bem como instrumentos para monitoramento ambiental com e sem fio. Com atuação em mais de 80 países, ela possui mais de 5.500 estações instaladas em todo o mundo e se destaca pelos instrumentos instalados em ambientes extremos, abrangendo desde o fornecimento de sistemas para o monitoramento de tsunamis no Oceano Índico até a construção de estações meteorológicas no extremo norte da Rússia, capazes de suportar temperaturas congelantes, ao desenvolvimento de um datalogger de última geração para o monitoramento do clima no Caribe, demonstrando. Após a transação, ambos sócios fundadores manterão um papel ativo na gestão da empresa.

Nesse contexto e por meio da integração da Nesa, a Maccaferri tem como objetivo se tornar a pioneira na digitalização do setor de infraestrutura e de obras de grande porte, ao mesmo tempo em que fortalece os seus próprios esforços de P&D para desenvolver soluções integradas. A cooperação anterior das duas empresas criou o HelloMac, um inovador sistema de alerta capaz de proteger comunidades e infraestruturas contra riscos geológicos, graças à capacidade de detectar eventos tais como deformações do solo e desabamentos de pedras, e enviar alertas em tempo real e uma notificação de advertência. Dessa forma, a Maccaferri será capaz de aprimorar o desenvolvimento do HelloMac com base no know-how técnico da Nesa.

“O acordo marca uma nova etapa na trajetória de crescimento da Maccaferri, que está focada na ampliação da sua expertise técnica para enfrentar os desafios prementes do nosso tempo quanto à segurança ambiental”, disse Sergio Iasi, Presidente da Maccaferri. “O elevado nível de know-how técnico e o grau de inovação proporcionado pela Nesa fazem dela a parceira ideal para criar sinergias, permitindo-nos desenvolver novas soluções inovadoras, bem como integrar as existentes, para incrementar a competitividade dos nossos produtos”.

Pierluigi Bassetto e Mario Adami, fundadores da Nesa, acrescentaram: “Na nossa jornada de pesquisa e desenvolvimento, estávamos procurando por um parceiro forte com as capacidades e expertise necessárias para dar, às soluções baseadas em tecnologia do HelloMac, a visibilidade para aplicações no setor de geotecnia e de engenharia ambiental. O interesse manifestado por um parceiro histórico e líder de mercado como a Maccaferri é, para nós, um grande motivo de orgulho, refletindo o fato de que, ao longo dos anos, a nossa empresa se estabeleceu como pioneira no segmento de sensores remotos. Graças ao acordo, continuaremos a nossa jornada de inovação respaldados pela presença e rede mundiais da Maccaferri”.

A Officine Maccaferri foi auxiliada por Gianni & Origoni, na assessoria jurídica, enquanto Spada Partners foram responsáveis pela auditoria jurídica. A Nesa foi assistida pelo escritório de advocacia Chiaventone & Associati.