[Imagem: Autores]
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio do Projeto Construa Brasil, lançou nesta semana dois novos Guias Orientativos que apresentam as melhores práticas para gestão da produção em canteiros de obras e gestão operacional de edifícios já construídos, testando a inserção de conceitos da Indústria 4.0 aos modelos BIM (Modelo de informação de construção).
O Guia "Uso de Tecnologias I4.0 e BIM em Gestão de Obras" orienta sobre a forma de promover a integração do BIM e da Internet das Coisas (IoT), com o uso do Blockchain, visando ao efetivo controle das obras. Com essas técnicas, as empresas podem otimizar processos e reduzir desperdícios e custos, além de melhorar a qualidade e a eficiência das obras.
Com o título "Uso de Tecnologias da Indústria 4.0 e BIM na Gestão de Ativos", o segundo Guia aborda o uso de tecnologia de IoT e Computação em Nuvem para obter informações atualizadas sobre as condições de uso da edificação e seus sistemas. Com essa técnica, é possível realizar o monitoramento contínuo das condições dos edifícios e seus componentes, aumentando a segurança e a eficiência operacional das construções.
Estratégia BIM-BR
Os guias do Construa Brasil são fonte de orientação, em especial, para empresas desenvolvedoras de sistemas e para construtoras. Os novos materiais fazem parte da Meta 7 do Projeto, que tem o objetivo de “Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM”.
A tecnologia BIM é uma das principais viabilizadoras da industrialização da construção, processo importante para aumentar a produtividade do setor. Por isso, o governo federal relançou a Estratégia BIM-BR como parte da Nova Indústria Brasil. A disseminação de tecnologia integrada de construção reduz os custos e o tempo de conclusão das obras e também contribui para a descarbonização.
BIM é a sigla em inglês para “Building Information Modelling” – em português, Modelagem de Informação da Construção. Trata-se de um conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, colaborativamente, modelos digitais de uma construção, de forma a servir potencialmente a todos os participantes do empreendimento durante todo o ciclo de vida da construção.
Construa Brasil
Os novos guias orientativos do Construa Brasil fazem parte da união de esforços entre o governo e o segmento da construção civil, com olhos para a transformação digital do setor. A ideia é impulsionar a indústria da construção, tornando-a mais inovadora, forte, sustentável e competitiva e, consequentemente, mais produtiva, com a adoção de tecnologias digitais, inteligência artificial, internet das coisas e realidade virtual.
Também, no âmbito do Projeto já foram disponibilizados cursos EAD de Capacitação BIM para apoiar a digitalização do setor, tendo o BIM como a porta de entrada para essa transformação, divididos nos módulos: BIM - Conceituação básica, BIM - Fluxos de trabalho, BIM - Implantação, Interação e Interoperabilidade BIM e BIM - Projetos, Planejamento, Orçamentos e Contratos de Construção.
O projeto Construa Brasil é resultado do Termo de Colaboração celebrado entre o MDIC e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti). Todas as suas iniciativas visam a desburocratizar, digitalizar e industrializar o setor da Construção, promovendo a melhoria do ambiente de negócios e, consequentemente, gerando empregos, elevando o PIB nacional e contribuindo para a retomada da economia brasileira.