Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Evento busca integrar pesquisadores interessados em sustentabilidade energética
SUSTENTABILIDADE

Evento busca integrar pesquisadores interessados em sustentabilidade energética

Por Thais Cardoso, Jornal da USP - 23 de maio de 2024 195 Visualizações
Evento busca integrar pesquisadores interessados em sustentabilidade energética

[Imagem: Pexels]


O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP realiza no dia 13 de junho, a partir das 14h, no Espaço de Eventos do IEA-RP, o evento presencial Conexões Energéticas: Integrando Saberes para um Futuro Sustentável. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

O palestrante será o docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP em Pirassununga Fernando de Lima Caneppele. Selecionado pelo Programa Ano Sabático em 2024, ele desenvolve um projeto que aborda a urgência da transição para fontes de energia limpa e acessível, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 da Organização das Nações Unidas.

No evento, Caneppele vai discutir as metas do projeto, as estratégias interdisciplinares propostas e o potencial impacto socioeconômico e ambiental, visando engajar a comunidade universitária na missão de desenvolver soluções energéticas inovadoras e sustentáveis. O objetivo, segundo ele, é fomentar um diálogo produtivo entre pesquisadores de diversas áreas para explorar sinergias e desenvolver colaborações interdisciplinares que respondam aos desafios da sustentabilidade energética.

Fernando de Lima Caneppele possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial, mestrado e doutorado em Agronomia e Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. Tem ainda Licenciatura para Bacharéis e Tecnólogos e Matemática pela Uninove, pós-doutorado pela Unesp, livre-docência pela USP e é produtor da Série Energia, que vai ao ar toda sexta-feira, às 12h, pela Rádio USP.

O Espaço de Eventos do IEA-RP fica na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina, dentro do campus Ribeirão Preto da USP. Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre o Programa Ano Sabático

O Programa Ano Sabático do IEA foi criado em 2015 e busca fomentar um ambiente adequado à reflexão, liberando os docentes da USP de seus encargos didáticos e administrativos para que possam participar integralmente de pesquisas individuais e interdisciplinares, com duração de seis meses ou um ano.

Podem participar professores que tenham, no mínimo, sete anos de efetivo exercício em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). Cada participante deve realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação e produzir um artigo inédito e original ou outro produto, como um livro ou obra de arte, por exemplo.

O programa é uma iniciativa conjunta do IEA com a Pró-Reitoria de Pesquisa, que destina uma verba específica de auxílio para cada projeto aprovado. Mais informações sobre o programa neste link.