[Imagem: Autores]
A manutenção das vias urbanas se tornou um grande desafio à medida que as cidades se desenvolvem. Diante do aumento considerável do volume de tráfego e de cargas, cresce a busca por soluções inovadoras para a reparar, recuperar, substituir ou até mesmo aumentar a capacidade de carga de vias muitas vezes já degradadas.
O Pavimento Urbano de Concreto (PUC) tem despontado como solução adequada a essa demanda já adotada por mais de 150 cidades, podendo contribuir para a melhoria das vias com qualidade e economia de recursos financeiros, gerando ainda ganhos adicionais para os usuários e para a própria natureza.
A pavimentação de concreto em vias urbanas, que começou com corredores de ônibus e hoje está presente também em vias de menor tráfego, é uma realidade no país. Essa expansão se deve às vantagens competitivas do PUC, como a vida útil até cinco vezes mais longa, comparada ao asfalto, a redução de custos na manutenção, a reflexão de luz até 30% superior ao asfalto e à consequente redução no consumo de energia elétrica das cidades. Além disso, esse tipo de pavimento também pode minimizar em até 4°C a temperatura ambiente das vias e reduzir em até 14 °C a temperatura da superfície e a emissão de dióxido de carbono (CO2).
A tecnologia durável e sustentável foi escolhida pelo município de Piracicaba, no interior de São Paulo, que receberá pavimento de concreto em cerca de 45 km de avenidas e ruas da cidade com intenso fluxo de veículos.
A pavimentação de concreto em Piracicaba é acompanhada por representantes da Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem – ABESC e Associação Brasileira da Indústria de Fibras para Construção Civil e Produtos Afins - ABIFIBRA. “Essas associações estão acompanhando voluntariamente este serviço, para dar respaldo para a Prefeitura, pois o PUC (Pavimento Urbano de Concreto) é um método inovador e poucas cidades do Brasil utilizaram o pavimento de concreto nesta quantidade que planejamos”, explicou o engenheiro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Evandro Oriani.
Principais características do pavimento de concreto
Durabilidade:elevada, desde que respeitadas as características do produto, de instalação, de uso e de manutenção. Nestas condições, o ciclo de vida do concreto é 5 vezes maior que o do asfalto.
Situação de serviço:como o concreto reduz consideravelmente a necessidade de manutenção, há menos paralisação da via.
Conforto de rolamento:a superfície sem ressaltos ou relevos irregulares, pois não apresenta deformações, como trilhas de roda, é mais segura ao tráfego.
Antiderrapante:o concreto proporciona maior segurança ao tráfego de veículos e a pedestres, mesmo em condições de piso molhado.
Conforto térmico:a coloração clara proporciona menor absorção de calor, melhorando o conforto térmico das calçadas.
Visibilidade noturna:a superfície clara reflete até 30% a mais a luz do que a superfície escura. Com isso, a economia de energia elétrica na iluminação pública e sinalização varia de 30% a 60%. E ainda é possível aumentar a distância entre postes (60 m).