Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Mercado B2B para as cadeias de suprimentos do setor de Petróleo e Gás avança com implementação de IA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Mercado B2B para as cadeias de suprimentos do setor de Petróleo e Gás avança com implementação de IA

Assessoria de Imprensa - 03 de julho de 2024 54 Visualizações
Mercado B2B para as cadeias de suprimentos do setor de Petróleo e Gás avança com implementação de IA

[Imagem gerada por IA]


A Petronect, que desde 2002 provê serviços de e-commerce relacionados à aquisição de bens e serviços para o setor de Petróleo e Gás, se uniu ao novo mercado e passou a implementar IA em seus processos.

Em novembro de 2023, a organização criou um núcleo de IA, buscando transformar sua operacionalização com a integração da IA ao fluxo do portal, que conta com mais de 170 mil empresas cadastradas realizando inúmeras transações todos os dias.

A coordenadora de Inteligência Artificial da Petronect, Jacqueline Freire, comenta que o processo de inovação ganhou destaque ao ambientar a IA internamente na empresa:

“Sempre com o foco nas pessoas, nossa prioridade é estabelecer uma cultura de IA que reflita resultados externos e internos. Criamos programas de incentivo para ideiais de utilização da Inteligência Artificial, divulgamos em nossos canais de comunicação conteúdos sobre o assunto, tudo sempre alinhado aos processos, objetivos e metas organizacionais. Este alinhamento estratégico é fundamental para garantir que a IA se integre às operações da Petronect, para gerar valor de verdade”, destacou Freire.

A implementação da IA na Petronect começou com a identificação de necessidades e oportunidades específicas através de workshop com as gerências. Esse evento proporcionou insights valiosos dos processos de cada área que ajudaram a estruturar e direcionar as iniciativas de IA.

Com mais de duas décadas de atuação no mercado, a organização tem investido em desenvolvimento tecnológico para otimizar processos e impulsionar a experiência de clientes e parceiros. A coordenadora comenta:

“Estamos em parceria com grandes empresas como a Google para Provas de Conceito (PoC) de soluções GenAI e com nossos fornecedores de atendimento ao cliente para implementar a GenAI em Chatbots por exemplo, visando maior agilidade no atendimento e melhor satisfação dos clientes.”

Para a experimentação e incentivo ao contato com a IA na prática, algumas licenças para o Chat GPT 4.0 foram disponibilizadas para teste e experimentação, e ferramentas de programação como o Azure, estão sendo utilizadas pela equipe de desenvolvimento para criar soluções internas como Provas de Conceito.

“A implementação de IA está sendo gerida através de um plano de ação detalhado e dinâmico, com atividades estruturadas, definição de responsabilidades e acompanhamento contínuo. Este planejamento garante que a IA seja integrada de forma eficiente nas operações da Petronect, resultando em benefícios significativos a curto e longo prazo”, comentou Freire sobre o processo de implementação da IA na Petronect.

A Petronect já colhe os frutos de sua jornada de IA. Neste mês de junho de 2024, a empresa foi premiada na categoria Ouro no Smart Customer, maior evento de CX do páis, em parceria com a Neo BPO, por um case de Inteligência Artificial. O reconhecimento ressalta o fato de estarem alinhados com práticas de grandes empresas de tecnologia, destacando a aplicação de tecnologias avançadas para melhorar e gerar valor em processos e serviços.

Jacqueline complementa que, a adoção de Inteligência Artificial no mercado já não é mais o futuro, e sim, o presente:

“Sabemos que a implementação da IA exige aprendizado constante e agilidade uma vez que o tema no mundo está em constante evolução. Mas é preciso entender que esta já é a nossa realidade, deixamos de esperar pelo futuro com a IA e estamos de fato vivenciando-o. Por isso, na Petronect estamos evoluindo, com governança, segurança e ética, para aplicar a IA de forma direcionada, agregando valor aos nossos processos e serviços.”