Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Intervenções de mobilidade urbana avançam com forte investimento
MOBILIDADE

Intervenções de mobilidade urbana avançam com forte investimento

Assessoria de Imprensa - 26 de agosto de 2024 268 Visualizações
Intervenções de mobilidade urbana avançam com forte investimento

Projetos viários fazem parte do pacote de presentes aos moradores de São Bernardo em comemoração aos 471 anos. A Prefeitura pretende entregar até dezembro eixo próximo à divisa com Diadema. Um marco no processo de transformação da mobilidade urbana. A construção do Viaduto Estaiado Robert Kennedy, na região entre o Planalto e Jordanópolis, será o primeiro nestes moldes no Grande ABC. O andamento das obras têm evoluído em ritmo acelerado e a previsão de conclusão é dezembro.

O investimento na construção gira em torno de R$ 200 milhões no total, em convênio da Prefeitura com o governo de São Paulo. A ação envolve erguer dois viadutos de 400 metros de extensão cada que ligarão a Avenida Robert Kennedy ao futuro Corredor Marginal Ribeirão dos Couros, no Jordanópolis, acesso também em construção e que irá conectar a Avenida Piraporinha até o Corredor ABD, no entorno do antigo Extra Anchieta, hoje Assaí.

O Viaduto Estaiado visa otimizar o deslocamento para quem segue para os bairros Paulicéia e Taboão, melhorando o tráfego na Avenida Piraporinha, no entroncamento com a Avenida Robert Kennedy. Estima-se que o novo eixo viário deva atender a uma média diária de 20 mil viagens por dia. Além deste benefício, a ligação ao Corredor ABD vai ganhar outros dois viadutos, na altura da intersecção da Avenida 31 de Março e Avenida Lions. A medida, em construção concomitante, tem investimento de R$ 72 milhões, incluindo alargamento de pista e infraestrutura.

COUROS

O Corredor Marginal Ribeirão dos Couros é outro novo viário que ligará os bairros Taboão, Paulicéia e Jordanópolis justamente a Piraporinha. O investimento se dá em aproximadamente R$ 96 milhões. A extensão total da nova marginal é de 1,2 quilômetro. A primeira etapa incluiu canalização do Córrego Ribeirão dos Couros. A fase subsequente abrangeu acesso da Avenida São Paulo com a Avenida Engenheiro Otávio Manente, que faz conexão com o Corredor ABD.

Obras de novo acesso à Anchieta, no 16 km, estão em ritmo acelerado

O Paço de São Bernardo pretende entregar até o fim de setembro o novo acesso à Rodovia Anchieta, altura do km 16, pela Avenida Lions, no sentido São Paulo. A iniciativa, que integra amplo pacote de ações viárias na região que compreende Rudge Ramos, Pauliceia e Jordanópolis, tem investimento de R$ 20 milhões.

A intervenção, nesta fase, consiste na implementação de nova alça de acesso, antecipando a entrada à Anchieta, próxima à Rua Comendador Pinoti Gamba, na Vila Mussolini. O acesso atual será desativado.

Após o término da primeira alça, haverá obras para nova saída da Via Anchieta para entrar diretamente no sentido Corredor ABD, Paulicéia e Taboão, sem precisar passar pelo Rudge Ramos.

A intervenção já passou por processo de desapropriação, serviços de escavação, terraplanagem e iluminação de LED, tendo também no escopo instalação de novo sistema de drenagem, muro de contenção e sinalização horizontal e vertical.