PAVI+ integra a indústria, fornecedores de materiais, empresas de engenharia, entre outros, para discutir, compartilhar conhecimentos e desenvolver melhorias da solução
Responsável pela movimentação de mais de 60% das mercadorias e 90% dos passageiros, o transporte rodoviário enfrenta dificuldades com a baixa qualidade da infraestrutura no Brasil. Apenas 12,4% da malha rodoviária é pavimentada, segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Nas vias urbanas o cenário não é diferente. A pavimentação é insuficiente e precária para atender todas as necessidades da sociedade – situação que gera custos adicionais ao setor público, usuários, negócios e meio ambiente.
Para contribuir com a expansão e aprimoramento do uso do uso dos sistemas à base de cimento e concreto, foi lançada no último dia 24 de setembro, a PAVI+ Comunidade da Pavimentação, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, em São Paulo.
O projeto irá integrar a indústria, fornecedores de materiais, empresas de engenharia, entre outros, para discutir, compartilhar conhecimentos e desenvolver melhorias da solução. Para tanto, o Diretor de Planejamento e Mercado da ABCP, Valter Frigieri Junior apresentou os principais objetivos, como funcionará a dinâmica de trabalho e como será a participação na prática.
O evento contou com a participação de 215 pessoas, que puderam participar de painéis que evidenciaram os principais atributos reconhecidos no pavimento de concreto, como a qualidade, durabilidade, segurança e preço adequado de implantação e manutenção das rodovias nacionais.
A apresentação da PAVI+ foi acompanhada de um amplo debate sobre a demanda por competitividade e qualidade em soluções para pavimentação, inovação tecnológica e as contribuições dos pavimentos de concreto para um futuro sustentável. As discussões foram conduzidas por integrantes do poder público como o diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e Fauzi Nacfur Júnior.
Dentre as inovações debatidas no evento estão o uso de novas técnicas, materiais para aumentar a eficiência, a produtividade e a qualidade dos pavimentos nas mais diversas localidades. Nesse sentido, o trecho experimental com uso de whitetopping com reforço estrutural com macrofibras, apresentado professor Márcio Muniz de Farias, do Programa de Pós-graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília (UnB) e a experiência do município de Piracicaba (SP) com pavimento com o pavimento de concreto reforçado com fibras, exibido pela Secretária Municipal de Mobilidade Urbana Trânsito e Transporte da cidade paulista, Jane Franco Oliveira, ganharam destaque.
Por fim, o evento abordou as contribuições do pavimento de concreto para um futuro sustentável com discussões sobre a redução das emissões de CO2, o uso de materiais ecológicos e o impacto positivo na durabilidade e eficiência energética das infraestruturas. Rafael Pileggi, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo DClab-HubIC, falou sobre o papel dos materiais para um futuro de baixas emissões de carbono. Já Janice Kazmierczak Soares, diretora técnica do DER/PR, apresentou uma avaliação de ciclo de vida do concreto nas rodovias do Paraná e Alice Amorim Teles, da ARTESP, alinhou o tema do ciclo de vida de pavimentos aos dados do Sicro.