Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Startups levam inovação aos canteiros de obras
INOVAÇÃO

Startups levam inovação aos canteiros de obras

Assessoria de Imprensa - 09 de novembro de 2024 251 Visualizações
Startups levam inovação aos canteiros de obras

Programa da OEC tem fortalecido parcerias que geram economia de tempo e redução de custos


A busca constante por maior eficiência é um pilar para o sucesso de qualquer empresa e na OEC - Odebrecht Engenharia e Construção esta mentalidade não é diferente. A área de Inovação tem intermediado com sucesso o contato da construtora com startups em destaque no mercado desde 2022, cujos produtos promovem maior dinamismo na execução de tarefas cotidianas e, consequentemente, geram economia de tempo e redução de custos.

Nos últimos dois anos, a OEC promoveu mais de 40 contatos de relacionamento com startups e fechou parceria com 10 delas para projetos de inovação. Em reconhecimento a esse trabalho, a empresa foi um dos destaques no ranking Top Open Corps 2023, da 100 Open Startups, na categoria Engenharia e Construção. Por contar com critérios objetivos, baseados na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups, o ranking é uma das principais fontes de dados sobre open innovation, sendo utilizado como referência por empresas e investidores que buscam se conectar com estes negócios.

De acordo com Daniel Lepikson, responsável pela equipe de Inovação na OEC, a presença da empresa no ranking é fruto de um trabalho consistente e eficaz de relacionamento com o ecossistema de inovação. “Aproximações cada vez mais frequentes e intensas com startups vêm nos trazendo resultados tangíveis já mensurados internamente, o que confirma a importância deste trabalho e amplia a nossa responsabilidade em aprimorar cada vez mais as ações neste sentido”, avalia. Ainda segundo ele, este reconhecimento só foi possível graças à atuação das equipes das obras que, com criatividade e na busca por melhores resultados, vêm consolidando parcerias frutíferas.

Uma das atividades beneficiadas por essa iniciativa foi a gestão de documentos nas obras do BRT Transbrasil, entregue em fevereiro à Prefeitura do Rio de Janeiro, e do Prosub, que já concluiu três dos quatro submarinos convencionais previstos no programa. A plataforma Construcode otimizou a consulta a desenhos e documentos técnicos por meio de dispositivos eletrônicos e leitura de QR-Codes estrategicamente distribuídos nos canteiros. Esse processo ágil e eficaz acelerou o fluxo de informações, atualização de documentos e contribuiu para uma abordagem mais sustentável ao reduzir drasticamente a necessidade de impressão em papel.

Outra startup que se destacou nesse cenário foi a FacePonto, um sistema que faz uso do reconhecimento facial para a gestão de ponto eletrônico que teve sua solução testada com sucesso na obra do Trecho 4 do Canal do Sertão. O aplicativo, capaz de funcionar offline, permitiu a otimização do controle de frentes de serviço, cobrindo áreas sem infraestrutura de internet/energia e automatizando o fechamento das folhas de ponto, agilizando o processo operacional.

Além disso, a integração da startup Inbot no cotidiano da OEC, com a assistente virtual O.L.I.V.I.A. (OEC Levando Informação Via Inteligência Artificial), impulsionou a agilidade no esclarecimento de dúvidas e no apoio aos processos de autosserviços das áreas de TI e P&O, por meio da aplicação de Inteligência Artificial. Em fevereiro, a assistente virtual conquistou o Projeto do Ano 2023 em Inteligência Artificial pela Global CIO, comunidade de TI que reúne mais de 10 mil profissionais de mais de 50 países.

Especificamente no ambiente do Prosub, destaca-se a adoção sistemática de Provas de Conceito (POCs no termo em inglês) e projetos pilotos que resultaram em experiências exitosas de transformação digital, a exemplo das soluções Checklist Fácil, que consiste na digitalização de processos rotineiros que requerem a elaboração de checklists para a execução e coordenação de tarefas, listas e de planos de ação; Fast4Sign, plataforma de assinaturas eletrônicas cujo emprego traz grande economia de tempo, uma vez que permite o trâmite digital de documentos sem que seja necessário o uso do papel, evitando o deslocamento de pessoas nestes processos; e a Mentor Construção, startup que fornece uma plataforma em que é possível realizar digitalmente o controle de frentes de serviço e de terceirizados, além de possuir ferramentas que auxiliam na programação dos trabalhos e das inspeções de qualidade.

Outro destaque, neste caso como metodologia construtiva inovadora – presente na atuação da OEC ao longo de seus 80 anos – foi a montagem e transporte de “bullets” (vasos de pressão) da China até o Terminal Oceânico de Barra do Dande, em Angola. Trata-se de uma operação de transporte e montagem industrial inédita e de alto nível técnico, finalizada com sucesso e que trouxe impactos significativos nos resultados do contrato, relacionados à redução de custos, garantia de prazo e qualidade da montagem. Este projeto foi reconhecido pela alta liderança da empresa com a obra mais inovadora em 2023.

Produção de conhecimento

Além da busca sempre ativa por inovação aberta, a holding Novonor promove anualmente, desde 1995, o “Prêmio Destaque”, um concurso interno e aberto a todas as empresas do grupo, com trabalhos classificados em diferentes categorias. A categoria “Inovação” foi responsável sozinha por 40% das inscrições na última edição, confirmando o espírito inovador presente no DNA das empresas e revelando o engajamento das equipes. O mesmo percentual representa a proporção dos trabalhos de Inovação publicados pela OEC.

A presença da OEC no Inovabra Habitat, um renomado hub de inovação brasileiro, é um marco nessa jornada, proporcionando a sistematização da inovação aberta e fortalecendo a presença da OEC neste ambiente. Com isso, a empresa reafirma seu compromisso com a inovação como parte essencial da sua cultura empresarial, buscando continuamente aprimorar processos e oferecer soluções mais eficientes e sustentáveis para seus clientes e para a sociedade.