A Tecnnic Eletrônica Industrial, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas embarcados para o setor rodoviário, deve desenvolver 30 projetos no primeiro semestre de 2025. Esse é o resultado das reuniões realizadas pela empresa durante a Fenatran. “Nossa engenharia tem capacidade para apresentar soluções customizadas exatamente como as empresas que nos procuraram na feira precisam”, afirma Ricardo Santos, diretor Geral da Tecnnic.
As empresas buscam equipamentos para uso bem específico a partir do Inclinômetro Biométrico, a novidade apresentada pela Tecnnic na Fenatran. O equipamento é a sexta geração do produto e traz como inovação principal o uso de Inteligência Artificial para prever potenciais pontos de risco nas operações de basculamento.
O sistema monitora e identifica automaticamente situações de risco, antecipando problemas e evitando acidentes. Essa inovação traz mais segurança e eficiência às operações de basculamento.
Todo acesso às funcionalidades do equipamento é feito por biometria, com acompanhamento em tempo real. “Uma empresa chegou a nos consultar sobre a possibilidade de ampliar o sistema biométrico para controlar não só o inclinômetro mas o caminhão como um todo”, revela Santos que completa: “é uma adaptação complexa mas possível”.
O Inclinômetro Biométrico tem navegação intuitiva, com display gráfico mais amigável à visualização das informações e fornece relatório dos últimos 5 mil eventos. Isso permite suporte completo ao gestor da operação que é acessado por app ou portal web.
Outro produto que chamou a atenção e gerou demanda para projetos futuros foi o TPMS (Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus), uma solução de ponta para o gerenciamento de frotas. Com capacidade de monitorar em tempo real a pressão e a temperatura dos pneus, o TPMS da Tecnnic fornece dados essenciais que ajudam os gestores a otimizar a vida útil dos pneus, reduzir o consumo de combustível e prevenir paradas inesperadas. Acessível via app e portal web, o sistema gera relatórios detalhados, facilitando o acompanhamento contínuo das condições dos veículos e aumentando a segurança e a eficiência nas operações.