Construção de indicadores para governança climática é tema de evento na Univali
Entre os dias 26 e 28 de novembro a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Professor Edison Villela - Itajaí, recebe a etapa Sul da Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores. O objetivo é promover a construção coletiva de indicadores regionais para embasar ações de governança climática.
O encontro acontece no âmbito do projeto MonitoraEA - Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Projetos de Educação Ambiental e vai contemplar representantes das CIEAs (Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental) dos três Estados do Sul do Brasil.
“A Oficina visa amparar a construção de indicadores de monitoramento e avaliação de riscos climáticos, tomando a educação ambiental como um componente central para o incremento de capacidades adaptativas e transformadoras nos territórios. Além disso, o evento também busca promover a formação continuada dos representantes das Comissões envolvidas.”, esclarece o professor e pesquisador da Univali, José Matarezi.
O encontro de Itajaí, que contemplará os Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, encerra o ciclo da programação nacional. As cidades de Belo Horizonte (Sudeste), Campo Grande (Centro-Oeste), Aracaju (Nordeste) e Belém (Norte), foram as anfitriãs das etapas realizadas em suas respectivas regiões.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em corealização com a Anppea (Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental) e o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, este último, vinculado aos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Educação.
MonitoreEA
O MonitoraEA dispõe de uma rede de pesquisadores de universidades de todas as regiões do país. A Univali integra a iniciativa por meio do Laboratório de Educação Ambiental - Lea.
O professor José Matarezi é coordenador do Lea e explica que o ciclo de oficinas, que está sendo realizado em todo o país, é parte do projeto “Capacidade Adaptativa em Perspectiva Policêntrica: monitoramento, avaliação e impactos sinérgicos de políticas públicas de educação ambiental para o enfrentamento das mudanças climáticas em múltiplas escalas”.
Matarezi ressalta que a atividade é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e tem a participação de outras sete universidades: Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade, do Inpe, também é parceiro no Projeto, segundo o docente.
Para o coordenador do Projeto aprovado no CNPq, Evandro Albiach Branco, vinculado ao Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade – Ladis, do Inpe, a realização destas oficinas é importante porque permite capturar regionalmente quais são as percepções e evidências dos riscos e impactos das mudanças do clima.
“Esta ação avança no sentido de identificar estratégias territorializadas, tipicamente baseadas em abordagens da educação ambiental, nos processos de enfrentamento de suas causas e adaptação aos impactos já em andamento. Além disso, também abre uma oportunidade de diálogo entre CIEA dos Estados de cada região viabilizando troca de experiências e articulação de iniciativas para o seu fortalecimento, principalmente no contexto do efetivo controle de políticas públicas.”, acrescenta.
Lançamento de livro
Durante o evento também vai acontecer o lançamento local do livro “Da implementação ao monitoramento do Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil: MonitoraEA - PPPZCM”. A atividade acontece na quarta, 27, às 18h30, no auditório do Centro de Convivência da Univali, campus Professor Edison Villela – Itajaí.
Como o título sugere, a obra resulta do processo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação do PPPZCM, iniciativa que surgiu em 2019. A publicação coletiva, composta de 16 artigos, apresenta as experiências dos 78 autores com relação a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de iniciativas de educação ambiental do Projeto.