Em 2016 a LEPRI, fabricante de pisos e revestimentos naturais e sustentáveis, lançou a coleção NATURA CAPPUCCINO, que traz em sua composição esta lama de Mariana, um resíduo que precisava de destino. Este foi o propósito da empresa, diminuir o impacto na natureza. Ao somar matéria prima, tecnologia e design acredita que é possível trazer soluções para o meio ambiente.
Hoje, além da sustentabilidade, esta coleção também se torna uma “tendência do morar” já que está em sintonia com aspectos como a valorização do artesanal e da personalização. A textura diferenciada de cada uma das peças desta cerâmica possui um apelo sensorial e de conexão com a natureza – a mesma sensação de andar descalço na terra. Atemporal, este revestimento natural de tom marrom também irá ganhar ainda mais destaque nos projetos de interiores, tanto nos móveis como nos pisos, paredes e estruturas arquitetônicas, já que esta cor está entre as apostas para o próximo ano.
Segundo dados de pesquisa da WGSN, empresa líder mundial em tendências e previsões para a moda e estilo de vida, os nossos lares estão se transformando em locais de conforto e lazer, cada vez mais voltados para o bem-estar – seja físico, mental ou social. Espaços residenciais têm sido adaptados para evocar serenidade e calma, trazendo uma conexão com o morador por meio de suas histórias pessoais, espiritualidade e introspecção. O resgate ancestral-afetivo passa pela reverência ao artesanato local, à arte popular, ao naif e a tudo o que é autêntico brasileiro.
O uso dos revestimento naturais faz parte da nossa história, da casa dos avós, aqueles que adornavam os quintais da casa das avós, com formas irregulares e produzidos de barro de forma artesanal. A coleção Natura Cappuccino traz este conceito com formatos atemporais e peças em tamanhos pequenos que se adaptam tanto aos apartamentos de metragens mais reduzidas até as paredes com formas orgânicas. Peças nos formatos 5x10 cm e 7x7 cm podem ser usadas de diferentes maneiras, proporcionando personalização aos projetos.
Segundo Ruth Fingerhut, consultora de tendências e designer especializada no segmento de revestimentos cerâmicos, faz parte do DNA da Lepri a valorização do aspecto sensorial e artesanal proporcionado pelas texturas de superfície de diversas coleções de cerâmicas naturais. “A coleção Natura Capuccino chega a lembrar uma casca de árvore, pelo seu aspecto natural. A Terracota também tem outro efeito de superfície e sua coloração mais quente remete ao aconchego que buscamos no lar. Ambas estão em sintonia com as tendências”, afirma.
Premiado pelo Museu da Casa Brasileira, o NATURA CAPPUCCINO é reconhecido pelo conceito completo de design, desde a pesquisa da sua matéria prima, passando pela preocupação importante com o impacto causado ao meio ambiente e, também, pela sua fabricação especial, envolvendo tecnologia e participação artesanal na textura de superfície. “É incrível a energia e o estímulo sensorial que este acabamento proporciona, somado a beleza das peças, que podem ser compostas pela combinação de seus diferentes formatos, atendendo todos os estilos de projetos, incluindo paredes curvas e pequenos espaços ou superfícies”, afirma Ludmila Lepri, diretora de marketing da Lepri. “Podemos sim definir esta coleção como atemporal e única. Através de nossas viagens internacionais a feiras importantes como a Cersaie, percebemos a valorização dos pequenos formatos e resolvemos ampliar em 2024 a sua oferta ao mercado de arquitetura. Isso é Lepri”, finaliza Ruth Fingerhut.