Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Lâmina niveladora de fábrica: versatilidade e agilidade
EQUIPAMENTO

Lâmina niveladora de fábrica: versatilidade e agilidade

Assessoria de Imprensa - 28 de novembro de 2024 4 Visualizações
Lâmina niveladora de fábrica: versatilidade e agilidade

As lâminas niveladoras, também chamadas de ‘blade’, são ferramentas essenciais na preparação e nivelamento de terrenos, movimentação de materiais soltos, acabamento e várias outras aplicações na construção civil e terraplanagem. Elas garantem uma base nivelada e uniforme.

A Link-Belt comercializa atualmente no Brasil a escavadeira modelo 145X3E, com peso operacional de 15 toneladas e chassi curto (ótima opção para trabalhos em espaços reduzidos), que vem com a lâmina niveladora na configuração padrão de fábrica, instalada no Japão, com design único. A lâmina faz parte do projeto de engenharia do equipamento, que é totalmente desenvolvido e validado com a utilização desse acessório como parte integral da máquina.

Jean Ramalho, especialista em produto da Link-Belt Brasil e América Latina, explica que, dessa forma, não é necessário fazer adaptações ou alterações no produto que possam afetar a vida útil e aspectos de cobertura de garantia.

“O projeto integral da máquina proporciona ainda, maior eficiência operacional, pois, a combinação da lâmina com a concha melhora a produtividade geral, permitindo realizar várias tarefas com um único equipamento, economizando tempo e recursos adicionais. É possível utilizar a concha para fazer a escavação e a lâmina para nivelar, unindo versatilidade e agilidade.”, reforça Jean.

Projetada para suportar cargas pesadas e condições de trabalho exigentes, a lâmina niveladora é fabricada com aço de alta resistência. A largura do equipamento é de 2,60 metros, considerando lâmina e esteira de 600mm padrão de fábrica. É controlada hidraulicamente, permitindo ajustes de altura, proporcionando a flexibilidade necessária durante a operação.

Além desses benefícios, a lâmina niveladora aumenta a capacidade de içamento de carga da máquina, servindo como contrapeso: por ser uma escavadeira de chassi curto, é mais leve em comparação às máquinas maiores, portanto, possui uma capacidade de içamento mais baixa. Porém, a lâmina apoiada no chão proporciona estabilidade e permite levantar mais peso.

Agilidade, precisão e economia na terraplanagem

Marcos Hoffmann, proprietário da empresa Hoffmann Terraplanagem, em Prudentópolis (PR), atua há 12 anos no setor e utiliza a lâmina niveladora da escavadeira para fazer a abertura de estradas, espalhar cascalho, terra, pedra e na preparação de terrenos. Ele também aproveita a máquina para serviços nos 240 hectares da própria fazenda, onde cultiva soja, milho e feijão.

O empresário adquiriu a primeira escavadeira em 2015, o modelo 80 Spin Ace, da Link-Belt - segundo ele, uma máquina muito rápida e versátil. Em seguida, comprou o modelo 135 Spin Ace, que ainda utiliza nos trabalhos de terraplanagem e, recentemente, adquiriu o terceiro equipamento da marca: uma escavadeira 145X3E. Marcos destacou ainda a robustez do equipamento para suportar o trabalho diário.

“A máquina tem muita capacidade de trabalho, é muito rápida, de economia incrível. É uma máquina forte. A lâmina faz um diferencial muito grande para abrir estrada e nivelar com mais precisão, resultando em agilidade. Em qualquer situação, em espaços reduzidos, a gente consegue ter um diferencial com a lâmina.”, ressalta.