Pioneiro a realizar análises para toda a cadeia do setor cimenteiro, atendendo desde empresas fabricantes até o mercado consumidor, o Laboratório da ABCP também se consolidou como referência técnica na normalização do cimento, concreto e sistemas construtivos à base de cimento comercializados no País. É protagonista no desenvolvimento, revisão e implementação de normas técnicas, que promovem a qualidade e a durabilidade das estruturas, e também o bom desempenho e o uso racional do cimento.
Nesse sentido, acompanhou de perto a expansão da atividade industrial no País, tendo sido responsável pela criação das primeiras Normas Técnicas Brasileiras (NBRs), que foram as de cimento e concreto. Desde então, desenvolve estudos e pesquisas técnicas voltados à normalização e sedia o ABNT/CB-018 Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que vem apresentando avanços significativos em publicações e projetos.
O Laboratório da ABCP atende suas demandas fazendo uso das mais modernas técnicas analíticas para controle da qualidade e desenvolvimento de produtos, investigação e prevenção de manifestações patológicas em estruturas de concreto, além da elaboração de laudos técnicos com recomendações de boas práticas da engenharia do concreto. Só em 2023 foram emitidos quase 10 mil laudos para clientes.
As instalações, recentemente ampliadas, oferecem suporte à indústria do cimento em uma grande variedade de questões, entre as quais destacam-se: caracterização de matérias-primas e clínqueres, análises ambientais e desempenho de adições ativas, entre outros temas.
A ABCP realiza em suas instalações mais de 600 diferentes ensaios, grande parte deles acreditados pelo INMETRO e que seguem rigorosamente as normas nacionais e/ou estrangeiras. Todas essas atividades contam com um time de 44 especialistas experientes.
O Laboratório da ABCP começou a funcionar em 1940 com equipamentos importados e hoje é um dos mais modernos e renomados do País na área de construção civil, prestando serviços a empresas de todo o setor. A sua história acompanha o desenvolvimento da indústria nacional e coleciona trabalhos pioneiros em química, mineralogia e estudos do cimento e do concreto.
Ele é referência no Programa Setorial de Qualidade do PBQP-H e coordena o Selo da Qualidade ABCP para cimento e blocos de concreto. Para garantir a qualidade de seus serviços, integra a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios e a Rede Brasileira de Calibração, possuindo Certificações ISO 9001 e Inmetro.
Há quatro anos sedia o hubIC, o primeiro e único hub do País focado em inovação hard tech e construção digital, fruto do acordo de cooperação técnica da ABCP/SNIC com a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola Politécnica (Poli). Desde então, para atender aos projetos de pesquisa e inovação de interesse dos parceiros, o Laboratório da Associação passou por uma grande transformação, visando a incorporação de um laboratório de impressão 3D e espaço de coworking.