A Timenow, reconhecida por sua expertise em soluções de engenharia, gestão de projetos e consultoria, revelou sua mais recente inovação: a IA Generativa própria chamada Kyno. O anúncio ocorreu durante o Innovation Week 2024, evento promovido pela companhia no dia 28 de novembro, para incentivar a inovação entre colaboradores, clientes e parceiros. A expectativa é que o projeto, que vem sendo desenvolvido desde o final de 2023, receba investimentos de cerca de R$ 2 milhões até o final 2025.
Com mais de 2,5 mil colaboradores, a Timenow projeta que o Kyno terá um papel central na disseminação e aplicação de conhecimentos gerados em quase 30 anos de atuação. Segundo o CEO Antonio Toledo, a ferramenta é parte dos investimentos contínuos da empresa em tecnologia para aprimorar eficiência e produtividade, mantendo-se competitiva em engenharia, gestão de projetos e consultoria.
“O diferencial do Kyno está em sua aplicação estratégica ao negócio. Ele pode acessar e reunir conhecimentos passados e futuros da empresa, permitindo processos mais ágeis e precisos, desde a negociação de contratos até análises técnicas de projetos”, destaca Toledo.
Impactos amplos e inovação contínua
A IA Generativa Kyno agrega, neste primeiro momento, metodologias, procedimentos, checklists, instruções de trabalho, entre outros conhecimentos relativos ao gerenciamento de projetos, soluções de engenharia e consultoria que podem otimizar o trabalho de engenheiros, técnicos, fiscais de obras e planejadores.
O planejamento, contudo, prevê incluir todas as demais competências ainda não agregadas e que tragam produtividade aos negócios, como informações e procedimentos das áreas de marketing, gestão de pessoas, e demais setores administrativos. Outro exemplo é o da gestão de projetos por imagens, que pode trazer análises mais amplas e até preditivas.
No cronograma, estão ainda a leitura, cruzamento e interação entre vários formatos de arquivos e sistemas, incluindo comandos e respostas por voz, além da comunicação com outras tecnologias da Timenow, como o Time Connect. “O céu pode nem ser o limite com tantas possiblidades”, afirma Walter Maia, diretor de Inovação, Investimentos e Alianças Estratégicas da Timenow.
Os ganhos de produtividade serão sentidos em todas as áreas. Um exemplo prático é o potencial de treinar profissionais júnior com velocidade, transformando-os em especialistas. A área comercial, por sua vez, poderá otimizar propostas e reduzir custos, o que reflete em preços mais competitivos. “O Kyno trará uma nova visão para o gerenciamento de projetos e contratos, potencializando a produtividade e impactando diretamente os preços”, complementa Maia.
Segurança e governança de dados
A Timenow também planeja integrar o Kyno a projetos de clientes, permitindo que conhecimentos específicos sejam adaptados conforme as demandas de cada um. “Podemos criar ambientes seguros para compartilhamento de informações, desde que os parceiros autorizem. Isso garante uma entrega ágil e diferenciada”, explica Maia.
Maurílio Alberone, Head de Tecnologia e Transformação Digital da Timenow e responsável pelo desenvolvimento do Kyno, ressalta que a Timenow priorizou a segurança desde o início. “Desenvolvemos diversas camadas de proteção para assegurar que os dados permaneçam internos e blindados. O Kyno é voltado para uso exclusivo da empresa, garantindo uma operação segura e controlada”, afirma.
A ferramenta conta com uma estrutura dedicada de segurança e curadoria de informações, monitorando o uso para adaptá-la continuamente às necessidades dos colaboradores. Atualmente, cerca de 350 funcionários participam da fase de testes, e a expectativa é que metade da equipe utilize o Kyno em seis meses.
Os executivos da Timenow deixam claro, entretanto, que o Kyno não foi desenvolvido para substituir colaboradores na empresa, como muitos acreditam que a ferramenta pode causar no mercado de trabalho. “Ele foi desenhado para acelerar o conhecimento, capacitar as pessoas e torná-las mais qualificadas para desenvolver melhor suas habilidades e funções. O papel do Kyno é o de copiloto, para dar mais produtividade e assertividade nas entregas. Não é um agente autônomo para substituir o ser humano”, enfatiza Alberone.