Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Projetos de startups do programa de aceleração CRIA apresentam suas soluções em Demo Day
STARTUPS

Projetos de startups do programa de aceleração CRIA apresentam suas soluções em Demo Day

Assessoria de Imprensa - 19 de dezembro de 2024 62 Visualizações
Projetos de startups do programa de aceleração CRIA apresentam suas soluções em Demo Day

O evento para a apresentação de pitches, ocorre semestralmente no Mescla


O Mescla, da PUC-Campinas, recebeu na última semana, o Demo Day – evento realizado para que as equipes que iniciaram as startups no programa de pré-aceleração e aceleração CRIA em 2024, apresentem o desenvolvimento de seus produtos e negócios.

No total, 18 equipes apresentaram seus projetos por meio de pitches durante a programação. Ao final, cada equipe recebeu um troféu com os dizeres: “Eu acelerei meu negócio no CRIA”.

Uma banca composta pelo professor Wemerson D. Parreira e José Eduardo Azarite, Innovation VP da Venture Hub, avaliou as apresentações e, ao final, escolheu, juntamente com uma votação com todos os presentes, o melhor pitch da noite.

Os vencedores foram os membros da equipe 4Ucar, composta por Vicenzo Ogliari Trevizan, Rodrigo de Camargo Bueno, Weverton Cássio Costa Martins, Gustavo Moraes Mercedes, Vinicius Souza Ghesi e Nicolas Algusto Bortoloto, estudantes e egressos da PUC-Campinas.

“É uma honra estar na banca do Demo Day do CRIA. Estamos juntos há anos e temos a honra de perceber a evolução dos alunos do ponto de vista de conceito aplicado a negócios. Quando eu era graduando eu aprendia muita tecnologia, mas não tinha a pitada de negócios. Depois que eu fui para o muno da inovação e empreendedorismo de base tecnológica eu percebi a importância de o estudante ter a oportunidade de imergir em um ecossistema onde você tem professores, aceleradores, mentores, investidores, ajudando na jornada”, comentou José Eduardo Azarite.

“Nós oferecemos aqui a oportunidade de os estudantes amadurecerem os projetos ao longo do programa. O exercício que é feito aqui dentro é muito simular aos programas que existem para empresas fora da Universidade. Aqui o estudante tem a oportunidade de acelerar o seu negócio de uma maneira plena e, no final do CRIA, já estar com uma startup pronta”, afirmou Tomas Sniker, professor colaborador no Mescla.

“É um processo inovador que estabelece uma ponte entre a academia e empresas, que proporciona aos estudantes essa ponte entre a teoria e a prática, vivenciando situações que eles vão ter mais contato quando saírem da Universidade. Eles têm esse aprendizado com todo apoio da Instituição”, afirmou Wemerson Parreira, professor pesquisador da PUC-Campinas.

Os participantes elogiaram a proposta. “É extremamente engrandecedor você poder pegar um conceito teórico, trazer para a prática e solucionar um problema com isso. Eu sempre gostei muito de bioquímica e aplico isso no meu produto. É fundamental ter esse espaço para apresentar nossas soluções”, disse Christian Malik, do 6º semestre de Ciências Biológicas.

“Me sinto mais bem preparada para o mercado. Essa oportunidade me deu vários caminhos que eu posso seguir. Por conta da prática, aprendi muitas coisas novas, como falar em público, pesquisar dados. Abriu muitas portas para mim”, disse Isabel Leone, 6º semestre de Engenharia Química.

“É muito importante para mim, me pegou de surpresa, nunca tinha tido contato com tudo que o Mescla oferece e foi muito legal desenvolver esse projeto junto com a graduação nesse semestre. A gente aprende muito. Também estou no AioTLab, em uma trilha de Cloud, que me agrega muito”, explica Guilherme Ximenes, 4º semestre de Engenharia da Computação.

“A participação no programa neste semestre foi extremamente valiosa para o nosso desenvolvimento. Destacamos as rodadas de mentoria e as sessões com empreendedores experientes, que já enfrentaram desafios semelhantes aos nossos. Além disso, o espaço disponibilizado pelo Mescla foi fundamental para que nós e as demais startups pudessem desenvolver suas soluções, explicou Vicenzo, da equipe 4Ucar.