É no fim do ano que as lojas grandes e pequenas recebem o maior fluxo de vendas, principalmente os comércios de material de construção já que é nessa época que as pessoas aproveitam para preparar seus lares para receber amigos e família para as festas. Pensando nisso, a Amanco Wavin separou 6 dicas para que o varejista esteja preparado e consiga impulsionar suas vendas.
1. Manter a loja organizada e sinalizada
Com as lojas mais movimentadas é importante ter os espaços com sinalizações que facilitem o atendimento e a separação dos produtos por setores — hidráulica, elétrica, cozinha, banheiro, ferramentas diversas, etc. E o mais importante, colocar os preços em cada um dos produtos expostos.
Outro aspecto a considerar é a fácil circulação na loja, ou seja, mostre nas prateleiras tudo o que você tem a oferecer, mas lembre-se de não atrapalhar a passagem dos clientes pelo ponto de venda.
2. Estoque
Sabemos que imprevistos podem acontecer tanto para os clientes quanto para o lojista, por isso para garantir um reparo eficiente, o cliente precisará contar com a pronta entrega de itens substitutos ou alternativos, garantindo a confraternização com amigos e familiares. Sendo assim, é vital que o varejista mantenha o estoque básico da loja, ofertando soluções rápidas e eficientes.
3. Atuação digital
Nesse período, o número de novos clientes aumenta e, para facilitar que eles localizem o estabelecimento, é crucial que ele esteja cadastrado nas principais ferramentas de busca da Internet. Além disso, é importante ter um site, redes sociais para divulgar promoções, novidades e conteúdo de interesse. Por fim, é conveniente também ter um número de telefone cadastrado em aplicativos de mensagens instantâneas para atender o cliente de maneira ágil e simplificada.
4. Engaje o time de vendas
Para aproveitar a alta demanda de vendas nesse período, é importante ter metas e um time treinado para alcançá-las. Além disso, é essencial preparar os colaboradores para ajudar o cliente no que for preciso, seja na melhor escolha do produto ou na solução de um problema.
5. Além de um bom atendimento, o pós-vendas também é importante
O pós-venda é o momento que o vendedor pode fidelizar o cliente e reforçar o seu papel de consultor caso o consumidor solicite orientações ou indicações de produtos. Lembre-se de que cada atendimento é único e personalizado, por isso, proporcionar um pós-vendas efetivo é um meio de valorizar seus clientes e conquistar sua confiança.
6. Aposte no visual merchandising
Em datas comemorativas é comum que as lojas elaborem materiais como tabloides e móbiles para ambientar e estimular a compra. As vitrines podem ser excelentes oportunidades de atrair os clientes e devem ser exploradas principalmente com a disposição de produtos e preços visualmente atrativos.
Dê atenção aos espaços disponíveis perto dos caixas, pois esses lugares são ótimos para inserir mais produtos para complementar a compra do cliente e aumentar a lucratividade.