Escavações profundas podem causar impactos no entorno de obras urbanas
Sinduscon
-
24 de setembro de 2015
1228 Visualizações
Cidade com maior número de obras de metrô no país, São Paulo foi pioneira em escavações profundas executadas a “céu aberto” em taludes ou com paredes de contenção. Esse procedimento, suficiente para mobilizar o maciço do solo e produzir efeitos importantes nas construções vizinhas, será abordado pelo especialista do Metrô de São Paulo, Ricardo Leite, que ministrará uma palestra sobre o tema no Seminário “Tecnologia de Estruturas: projeto e produção com foco na racionalização e qualidade”.
Durante o seminário, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), no dia 30 de setembro, Leite deve apresentar a experiência do Metrô de São Paulo, comcases específicos sobre o impacto das escavações no entorno de obras urbanas, além de exemplos reais da situação inversa, dos efeitos das construções posteriores ao término da obra metroviária.
Ele abordará desde o pré-projeto, até o acompanhamento da obra, instrumentação de seus efeitos sobre as construções e vice-versa. “Realizamos um processo antes do projeto, que é uma vistoria cautelar, identificando as condições das estruturas. No projeto já abordamos o assunto, prevendo os recalques, as deformações e até o tipo de dano”, informa.
Se durante a obra tudo estiver ocorrendo dentro dos limites, o andamento ocorre normalmente. No entanto, se for identificado algum problema, é necessário interromper a construção, pedir a desapropriação de imóveis etc. “Com exceção das situações limites, é possível fazer correções preventivas ou corretivas”, garante.
Segundo Leite, que atua na gerência de concepção civil, uma escavação profunda pode causar diversos prejuízos as construções do entorno. Podem ocorrer danos à estética, como fissuras e trincas em paredes, tetos e pisos. Mas também interferências em funcionalidades, como emperramento de portas e janelas, desnível no piso, infiltrações, obstruções para passagem ou retirada de cabos em dutos subterrâneos de utilidades públicas, vazamento de piscinas, chegando até à ruína das estruturas em casos extremos.
Destaques
Com a presença de especialistas do Brasil referência nas questões que envolvem as melhores práticas de projeto e execução de estruturas no mercado de construção, o seminário vai abordar outros temas relevantes para o mercado, entre eles a necessidade de novos métodos de investigação de solos para determinar as características de fundações adequadas; o resgate de fundamentos de segurança e desempenho de estruturas para as melhores práticas de execução; e a análise técnica ou auditoria de projeto quanto á conformidade às normas técnicas por uma terceira parte, e suas implicações para projetistas e construtoras. O seminário será concluído com um caso de estrutura de destaque no mercado de São Paulo: o empreendimento de uso misto, Parque da Cidade.
Está programada ainda uma palestra internacional com o engenheiro civil Rory McGowan, de Dublin (Irlanda). Trata-se de um dos principais engenheiros estruturais da Arup, empresa de con¬sultoria em engenharia que atua em 38 países, inclusive o Brasil. Ele abordará o tema “Engineering from first principles – Usando princípios básicos de engenharia em estruturas desafiadoras”.
Voltado para projetistas, construtoras e fabricantes de sistemas, componentes e materiais, o seminário já está com inscrições abertas.
Sobre o evento:
O Seminário Tecnologia de Estruturas foi criado em 1999 pelo SindusCon-SP. Trata-se de um importante fórum de debates da cadeia produtiva da construção em busca de racionalização e qualidade das estruturas de edificações. Entre os temas abordados no evento estão: inovações tecnológicas, novas aplicações, processos e desempenho.
Apoios
Associação Brasileira de Empresas de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica (Abeg), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18), Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto (ABCIC),Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).
Serviço:
17º Seminário “Tecnologia de estruturas: projeto e produção com foco na racionalização e qualidade”
Data: 30 de setembro de 2015, das 09h30 às 18h
Local: Hotel Caesar Business São Paulo Faria Lima – Rua Olimpíadas, 205 – Itaim Bibi
Mais informações e inscrições: clique aqui