“Adicionalmente, com a ajuda dos dados de inteligência climática, o Shopping vem desenvolvendo uma solução que, ao identificar que a temperatura externa é menor do que a temperatura de retorno do ar-condicionado, faz o sistema se desligar automaticamente e iniciar a captação do ar externo, melhorando a eficiência energética do estabelecimento”, comenta João Paulo Barbosa, coordenador de operações do Internacional Shopping.
A inteligência climática integrada à gestão de operações também colabora com o planejamento e a execução de obras do Shopping. “Dias com chuvas leves ajudam na concretagem e no tempo de cura do concreto, ao passo que, nos dias de chuvas intensas, as atividades podem ser suspensas, e a mão de obra dispensada com antecedência”, afirma Robson Pereira Soares, gerente de operações do Internacional Shopping.
Uma estação meteorológica foi instalada no telhado do Internacional Shopping Guarulhos, com o objetivo de captar informações mais precisas e geolocalizadas. Toda essa infraestrutura e inteligência vem colaborando ainda para a manutenção das calhas e limpeza dos ralos e o melhor direcionamento das águas das chuvas.
O projeto “Fique no Clima do Seu Shopping” se apoia em ferramentas tecnológicas especializadas, que permitem uma leitura mais detalhada e altamente precisa do local onde o shopping se encontra. O uso do SMAC (Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo) garante uma análise aprofundada das informações do clima realizada por meteorologistas especializados da Climatempo.
Ganhos de eficiência e redução de desperdícios
É conhecido que o clima influencia o estado emocional do consumidor, afetando a sua intenção de compra. Estudos mostram que, cada aumento de 0,5 grau Celsius na temperatura média diária, pode levar a um aumento de cerca de 1,5% nas vendas de cerveja. Se, por exemplo, no domingo, a temperatura se situar 2 graus Celsius acima da média no Shopping, a venda de cerveja nos bares e restaurantes do empreendimento poderá aumentar 6%.
“Ao incorporar dados climáticos, como temperatura, umidade, chuva e vento, à publicidade programática DOOH, permitimos também a criação de ‘gatilhos climáticos’, que irão movimentar campanhas cada vez mais assertivas e alinhadas ao comportamento e às necessidades do público consumidor”, comenta Debora Viana, gerente de marketing do Internacional Shopping.
Influencia do e-commerce e do clima na jornada do público consumidor
Outros estudos comprovam também o impacto das condições climáticas sobre as vendas. Em dias chuvosos ou de calor intenso, as vendas online podem aumentar até 12%, à medida que as pessoas preferem fazer compras em casa. Estudos correlacionando o “clima” com o “fluxo de pessoas do shopping”, bem como, estudos das lojas sobre o “clima” e os “produtos comercializados” permitem que os Shoppings entendam melhor a jornada do seu público consumidor e os impactos gerados pelo e-commerce, bem como permitem aos lojistas prever as suas vendas e estoques futuros.
“Os serviços de inteligência climática se transformaram em uma ferramenta fundamental na estratégia de resiliência, e vem auxiliando os shopping centers na tomada de medidas necessárias para minimizar os riscos decorrentes de eventos extremos, pois disponibilizam informações futuras mais precisas e em tempo real para lidar com os diferentes tipos de situações”, completa Thiago Aires, Head Comercial de Infra da Climatempo.
Paulo Sérgio Campos, Diretor da ConnectMalls, destaca que “o projeto 'Fique no Clima do Seu Shopping' vai além do monitoramento, alerta e previsão meteorológica: ele coloca o cliente no centro da estratégia. Ao ‘sentir o que os clientes sentem’, os shoppings estão criando, cada vez mais, ambientes acolhedores, melhorando a experiência do público consumidor e, ao mesmo tempo, implementando soluções inteligentes que aumentam a eficiência e reduzem gastos. É um ganho para todos".