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Planejar para construir

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Capítulo III

Planejamento estratégico, desenvolvimento, riscos e indicadores de desempenho

13.1. Planejamento estratégico do projeto: técnico

13.9.1. Planejamento estratégico do projeto: técnico

  •  o detalhamento do planejamento técnico do projeto (empreendimento) deve ser analisado sobre os seguintes pontos básicos:
    • termo de referência definido como sendo as responsabilidades que a empresa assume na execução de um empreendimento, serviços, outras atividades afins, e que servem como orientação na formação de sua proposta, contratação e execução dos serviços;
    • análise e detalhamento dos serviços simples e complexos;
    • análise e revisão dos desenhos, especificações e memoriais descritivos;
    • considerações sócio ambientais durante a execução do empreendimento;
    • considerações do sistema da qualidade, visando os padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como atender a esses padrões;
    • escopo dos serviços a serem executados, através da estrutura analítica de projetos ou WBS, de forma a esclarecer o escopo do projeto, dividindo-se sucessivamente o objeto a ser atingido até que se estabeleçam as tarefas necessárias à execução do projeto;
    • prazo de execução do projeto, indicando-se a lista de atividades macro, suas interdependências, e o caminho crítico;
    • objetivos parciais e quando eles devem ser executados, definindo-se um calendário de trabalho, a jornada e o turno de trabalho;
    • frentes de serviços necessários ao atendimento dos prazos do projeto;
    • nível de detalhamento mais adequado da programação da produção, suas produções e as respectivas equipes de trabalho - equipamentos, pessoal e materiais a serem aplicados; 
    • cronogramas das quantidades mensais dos serviços a serem executados - dos equipamentos por unidade, horas trabalhadas, horas ociosas, horas na  manutenção preventiva, corretiva e industrial,  insumos dos materiais a serem aplicados, equipamentos que fazem parte do ativo do empreendimento, pessoal direto a serem alocados por unidade e por homens-horas, pessoal e equipamentos de apoio entre outros;
    • estrutura organizacional, com a definição das pessoas responsáveis para a execução de cada tarefa;
    • definição do escopo do controle tecnológico dos materiais, equipamentos de execução do empreendimento e de seus ativos e serviços
    • planejamento dos riscos, correspondendo a identificação dos riscos que podem afetar o projeto, análise qualitativa, quantitativa, suas probabilidades, seus impactos e as respostas para reduzir as ameaças aos objetivos do projeto e finalmente a forma de monitorar;
    • monitoramento das atividades técnicas, formação dos principais indicadores de implantação do projeto