O objetivo da elaboração do conceito empresarial de venda de um projeto (empreendimento) será a apuração de valores que irão refletir na atividade da empresa e terão reflexos nas áreas financeira, econômica, administrativa, produtiva, de engenharia, de aquisição, de marketing e patrimonial, além dos impostos direto e indireto, para finalmente remunerar o capital da empresa.
O termo BDI-Benefícios e Despesas Indiretas, utilizado correntemente entre as empresas de engenharia, serve como instrumento de adequação para definir o percentual que se deve adotar como sobretaxa aos custos diretos dos serviços e/ou despesas decorrentes de sua execução, vinculados ao projeto, e se destinam a englobar as despesas não incluídas nas planilhas orçamentárias, inclusive o lucro previsto para a execução do projeto.
A determinação do custo direto e indireto dos projetos é um trabalho que requer bastante experiência do engenheiro.
Para obtê-lo é necessário um planejamento técnico e financeiro adequado, bastante preciso, pois do contrário estaremos diante de equívocos irreparáveis.
Partindo-se do planejamento técnico e de seus custos, chegamos às informações necessárias para a obtenção do fluxo de caixa, conceito fundamental para se alcançar uma justa rentabilidade.
O cálculo da taxa de BDI é uma atividade técnica que depende do uso de um plano de contas adequado, aprimorado e de uma abordagem matemática sofisticada, de forma a se obter um preço justo, de caráter interno de cada empresa.