Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Capítulos

Operação de projetos

Capítulos 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Capítulo II

Sistema da qualidade

18.8. Gestão da excelência e da qualidade

18.8.1. Introduçâo

Neste capítulo está fundamentada a gestão de processos direcionados para a qualidade e excelência na empresa. Já os indicadores de desempenho serão abordados em detalhes no capítulo específico sobre indicadores de desempenho.

O direcionamento da gestão dos processos tem como objetivo saídas que validam a gestão da excelência e da qualidade na empresa, observando também que muitas das saídas de um processo servem de entradas para outros processos, formando na realidade, uma rede de interferências e interdependências.

A gestão dos processos foram agrupados em áreas de conhecimento afins, de forma a facilitar o entendimento global da gestão de processos da excelência e da qualidade.
  • fundamentos da excelência e da qualidade: modelo de organização, liderança, responsabilidade pública e cidadania, responsabilidade técnica e qualidade do produto;
  • planejamento estratégico: formulação, desenvolvimento e implantação;
  • ações de responsabilidade junto a sociedade: social, ética, meio ambiente;
  • foco no cliente e no mercado: relacionamento, interfaces, parcerias;
  • conhecimento: divulgação, capital intelectual;
  • comunicações: interna e externa a empresa;
  • informações comparativas: ações internas e externas a empresa ( conhecimento do concorrente);
  • pessoas: sistema de organização do trabalho, capacitação e desenvolvimento, qualidade de vida e segurança do trabalho;
  • implantação do projeto (obtenção do produto): planejamento, orçamento e controle;
  • patrimônio: aquisição, operação, manutenção, produtividade dos equipamentos e instalações;
  • aquisição (Suprimento/Fornecedores/Parceiros): contratação, controle da execução dos contratos;
  • econômico financeira das empresas: tesouraria, aplicações;
  • administração: balanço contábil, social e ecológico, auditoria;
  • riscos da empresa e dos projetos;
  • aspecto jurídico da empresa;

18.8.2. Fundamentos da gestão do processo da excelência e da qualidade [+]

18.8.2.1. Modelo de organização [+]

18.8.2.2. Liderança [+]

18.8.2.3. Responsabilidade pública e cidadania [+]

18.8.2.4. Responsabilidade técnica e qualidade do produto [+]

18.8.3. Gestão do processo do planejamento estratégico [+]

18.8.3.1. Formulação das estratégias [+]

18.8.3.2. Desenvolvimento e implantação das estratégias [+]

18.8.4. Gestão do processo na sociedade (área de conhecimento) [+]

18.8.4.1. Responsabilidade social [+]

18.8.4.2. Responsabilidade socioambiental [+]

18.8.4.3. Responsabilidade ética [+]

18.8.5. Gestão do processo com foco no cliente e no mercado [+]

18.8.5.1. Relacionamento com o mercado [+]

18.8.5.2. Interfaces com os clientes [+]

18.8.5.3. Formação de parcerias [+]

18.8.6. Gestão do processo do conhecimento [+]

18.8.6.1. Divulgação do conhecimento [+]

18.8.6.2. Capital intelectual [+]

18.8.7. Gestão do processo das comunicações [+]

18.8.8. Gestão do processo das informações comparativas [+]

18.8.9. Gestão de processo das pessoas [+]

18.8.9.1. Sistema e organização do trabalho [+]

18.8.9.2. Capacitação e desenvolvimento [+]

18.8.9.3. Qualidade de vida e segurança no trabalho [+]

18.8.10. Gestão de processos do produto (área de conhecimento) [+]

18.8.10.1. Gestão de processos relativos ao planejamento, ao orçamento e ao controle dos projetos [+]

18.8.10.2. Gestão de processos relativos à execução dos serviços e à obtenção dos produtos [+]

18.8.10.3. Gestão de processos de apoio [+]

18.8.11. Gestão de processos relativos ao patrimônio [+]

18.8.12. Gestão de processos relativos à aquisição (suprimento/fornecedores/parceiros) [+]

18.8.12.1. Gestão da contratação [+]

18.8.13. Monitoramento da execução dos contratos [+]

18.8.14. Gestão econômico-financeira [+]

18.8.15. Gestão da administração [+]

18.8.15.1. Balanço contábil, social e ecológico [+]

18.8.15.2. Auditoria [+]

18.8.16. Gestão dos riscos da empresa e dos projetos [+]

18.8.17. Gestão dos sistemas de informática [+]

18.8.18. Gestão sob o aspecto jurídico da empresa [+]

18.8.19. Gestão dos riscos [+]