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A expertise da thyssenkrupp contribui para o projeto de expansão do Canal do Panamá

Assessoria - 27 de julho de 2016 1857 Visualizações
Elevadores robustos e à prova d’água descem a uma profundidade de aproximadamente 50 metros abaixo do nível do mar
Um sistema à prova de explosão foi instalado para garantir operações ininterruptas, independentemente das condições meteorológicas
A ampliação de um dos maiores projetos de engenharia do mundo foi finalizada recentemente na América Central: o Canal do Panamá é uma rota estratégica para a navegação global, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico. Aberto pela primeira vez há pouco mais de 100 anos e redesenhado para expandir sua capacidade, o canal tornou-se mais profundo e mais largo para permitir a passagem de navios três vezes maiores do que antes, os chamados New Panamax.
 
A thyssenkrupp forneceu 14 elevadores inovadores para este projeto, sete para cada novo complexo de bloqueio: um no lado do Atlântico e outro no Pacífico. O tráfego através dos bloqueios será monitorado a partir de duas torres de controle que podem ser acessadas por meio de dois elevadores. Os outros elevadores foram instalados em vários pontos ao longo das fechaduras. “Os elevadores descem a uma profundidade de cerca de 50 metros e estão conectados por túneis conhecido como crossunders, que funcionam sob as câmaras de bloqueio, que possuem milhões de litros de água”, diz Peter Bjorn, Vice-presidente de Obras Novas e Modernização da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para a América Latina. 
 
A thyssenkrupp auxilia grandes projetos de infraestrutura em todo o mundo com soluções inteligentes que atendem aos requisitos de urbanização. Queremos enfrentar os desafios de mobilidade em ambientes complexos junto com os nossos clientes, diz Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator. É essencial para reduzir o consumo de energia e de recursos ambientais encontrarmos novas soluções e criar meios para o transporte global que economizem tempo e recursos.
 
O plano de expansão do canal compreendeu a criação de um novo conjunto de eclusas paralelamente às já existentes, que podem ser operadas ao mesmo tempo. A construção de dois novos complexos de bloqueio do Atlântico e do Pacífico, cada um com aproximadamente 1.200 metros de comprimento, foi essencial para o sucesso do projeto.
 
A complexidade do projeto exigiu das equipes da thyssenkrupp um alto nível de detalhamento técnico. Por exemplo, todos os componentes do elevador são à prova de explosão para garantir a máxima disponibilidade, mesmo sob as mais rigorosas condições climáticas. No Panamá, a construção do canal é a primeira a ser equipada com esse recurso de segurança.
 
Dado o prazo de instalação exíguo, cinco meses, e os desafios do projeto, a thyssenkrupp disponibilizou 24 profissionais para a instalação dos elevadores. “A conclusão deste projeto que muito nos orgulha, demonstra o alto nível de proficiência das equipes thyssenkrupp, trabalhando em projetos marcantes em todo o mundo”, disse Peter Bjorn.
 
Para a expansão do Canal do Panamá foram necessários seis anos de pesquisa, incluindo mais de 100 estudos sobre a viabilidade econômica, bem como detalhes sobre a demanda do mercado, impacto ambiental e outros aspectos técnicos de engenharia. A construção começou em 2007 e custou US$ 5,4 bilhões (cerca de R$ 18,2 bilhões). A duplicação da capacidade do canal terá impacto significativo na economia e no comércio marítimo internacional.
 
Sobre a thyssenkrupp
A área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no País. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de 4.000 funcionários e registrou faturamento 1,2 bilhão de reais (ano fiscal 2014/2015). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 63 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.
 
thyssenkrupp Elevator
A thyssenkrupp Elevator concentra as atividades globais do Grupo em sistemas de transporte de passageiros. Com vendas de 7,2 bilhões de euros no ano fiscal de 2014/2015 e clientes em 150 países, a thyssenkrupp Elevator aplicou as capacidades únicas de engenharia da empresa para sua tecnologia e se tornou uma empresa líder mundial em elevadores em apenas 40 anos. Com mais de 50.000 funcionários altamente qualificados, a empresa oferece serviços e produtos inteligentes e inovadores projetados para atender às necessidades individuais dos clientes. O portfólio inclui elevadores de passageiros e de cargas, escadas e esteiras rolantes, pontes para embarques de passageiros em aeroportos, escadas e plataformas elevatórias, além de soluções feitas sob medida. Seus 900 locais de atendimento em todo o mundo oferecem uma rede abrangente de vendas e serviços, garantindo proximidade com os clientes.
 
thyssenkrupp
A thyssenkrupp é um grupo industrial diversificado com solidez tradicional em termos de materiais e com um volume crescente de negócios em serviços e bens de capital. Mais de 155.000 funcionários em quase 80 países trabalham com  experiência tecnológica para desenvolver produtos de alta qualidade e serviços e processos industriais inteligentes para um progresso sustentável. No exercício 2014/2015, a thyssenkrupp gerou vendas de cerca de € 43 bilhões.