Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Motobombas atuam na construção da Barragem de Fronteiras, em Crateús (CE)

Motobombas atuam na construção da Barragem de Fronteiras, em Crateús (CE)

- 27 de setembro de 2018 1335 Visualizações
Motobombas atuam na construção da Barragem de Fronteiras, em Crateús (CE)
Desde julho de 2018, duas motobombas ITU-44S10, da Itubombas, têm operado na construção da Barragem de Fronteiras, em Crateús (CE), obra que surgiu como a solução mais viável para suprir as carências hídricas da região. Projetada para acumular 490 milhões de m3 de água, com uma vazão de 500 litros por segundo, a barragem também prevê viabilizar os projetos de irrigação de cerca 5 mil hectares de terras áridas.
Pesando 2.400 kg e com uma capacidade de tanque de 300 litros, as motobombas ITU-44S10 estão sendo usadas no esgotamento de trecho de rio onde passa o eixo da barragem em um regime de trabalho de 24 horas por dia. “Até o momento, estamos totalmente satisfeitos com a produtividade dos equipamentos”, disse o engenheiro da obra, John Menezes, destacando o fato da escorva ser feita com bomba de vácuo e a existência de manômetros nos principais pontos (sucção e retorno). “Além disso, as bombas são todas montadas sobre skid, com uma bacia de contenção acoplada. Enfim, são equipamentos com arranjos muito bem pensados e desenvolvidos. Ideais para atender às nossas necessidades”, complementou.
A Barragem de Fronteiras será constituída de terra nas extremidades e de concreto compactado a rolo no centro, chegando a atingir cerca de 2 mil metros de extensão e 40 metros de altura. Com uma expectativa de ser concluída em 36 meses, a obra compreende: implantação da barragem, projetos e serviços de construção, indenizações, reassentamentos e obras complementares.