Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Tendências de Dubai inspiram o futuro da arquitetura e do design brasileiro
RISCOS

Tendências de Dubai inspiram o futuro da arquitetura e do design brasileiro

Assessoria de Imprensa - 02 de abril de 2025 40 Visualizações
Tendências de Dubai inspiram o futuro da arquitetura e do design brasileiro

Edifício One Za’abeel e ponte suspensa “The Link”. Crédito: https://br.pinterest.com/pin/587719820152009148/


Dubai, conhecida por sua arquitetura futurista e design arrojado, é um verdadeiro laboratório de tendências. Em novembro de 2024, as arquitetas Diva Almeida e Larissa Suzuki embarcaram para os Emirados Árabes em uma viagem promovida pelo Pro Lar, programa de relacionamento do Lar Center, e voltaram com uma bagagem cheia de inspirações e insights sobre as inovações que podem moldar o futuro da arquitetura e design de interiores do Brasil.

Entre arranha-céus imponentes e construções visionárias, um aspecto se destacou: a crescente preocupação com a sustentabilidade. Contrariando a imagem de um emirado onde o luxo é prioridade, a cidade tem investido fortemente em soluções ecológicas. Edifícios como o One Za’abeel, com sua ponte suspensa “The Link”, utilizam fachadas de vidro Low-E e painéis solares, alinhando-se à meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) de neutralizar as emissões de carbono até 2050. Para Diva, essas inovações podem ser adaptadas ao Brasil de forma inteligente, aproveitando recursos naturais como ventilação cruzada e energia solar acessível.

O projeto arquitetado por Diva Almeida utiliza pedras naturais como elemento de design e sofisticação


Além disso, a arquiteta comenta que a Dubai Design Week 2024 reforçou o compromisso com o meio ambiente, apresentando materiais inovadores e recicláveis que unem funcionalidade e estética. “Entre as tendências observadas durante a feira, um exemplo marcante foi o ‘Therapeutic Pavilion’, construído com tijolos de sal do Himalaia, um material natural que entrega design, além de promover bem-estar e melhorar a qualidade do ar. Pensando na paisagem do Brasil, essa abordagem pode ser traduzida para o uso de pedras naturais, revestimentos sustentáveis e integração de elementos que promovam a biofilia nos espaços”, comenta Diva.

Ainda, a integração dos ambientes com foco para iluminação externa e utilização de madeira como revestimento seguem a tendência comentada por Diva.


Além de recursos sustentáveis, o equilíbrio entre sofisticação e praticidade também marcam o design em Dubai. De acordo com Larissa, “pensando em interiores, o uso de metais dourados, peças imponentes de iluminação e texturas elegantes, como mármore e veludo, são inspirações que podem ser aproveitadas com uma abordagem mais discreta no nosso país. Ainda, a integração de áreas internas com externas, aproveitando ao máximo a luz natural e o clima, são fatores que têm tudo a ver com o estilo de vida brasileiro”.



]















No projeto, a arquiteta Larissa Suzuki utilizou tons de dourado em detalhes como dobradiças e adornos, para dar um estilo glam e sofisticado ao ambiente

Outra tendência observada foi a automação residencial, que já é comum nos edifícios de alto padrão do Brasil, mas que pode ganhar ainda mais espaço no mercado, trazendo conforto e eficiência energética para diferentes perfis de consumidores. “Em Dubai, é comum controlar iluminação, temperatura e segurança com sistemas integrados. Aqui, essas tecnologias podem ser adaptadas tanto para residências quanto para espaços comerciais, oferecendo uma experiência personalizada para os moradores ou usuários”, finaliza Larissa.

Por fim, a grandiosidade dos arranha-céus de Dubai continua impressionante, mas o que realmente chamou a atenção das arquitetas foi a capacidade da cidade de reinventar conceitos arquitetônicos. Projetos como a Cayan Tower mostram como é possível explorar formas inovadoras sem abrir mão da eficiência estrutural. “Com uma torção de 90 graus, este edifício é um exemplo de como Dubai desafia as normas tradicionais da arquitetura, criando efeitos visuais únicos e aprimorando a resistência ao vento”, conta Diva.


Edíficio Cayan Tower. Créditos: https://br.pinterest.com/pin/525443481501706091/

Seja na incorporação de materiais sustentáveis, no uso inteligente da iluminação ou na automação dos espaços, a arquitetura e o design brasileiro têm grandes oportunidades de promover ainda mais responsabilidade socioambiental, onde funcionalidade e estética caminham lado a lado.