Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Toctao Engenharia será agraciada com Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Toctao Engenharia será agraciada com Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Texto de Assessoria de Imprensa - 02 de outubro de 2013 851 Visualizações
Toctao Engenharia será agraciada com Prêmio CBIC de Responsabilidade Social
 
A Toctao Engenharia receberá um dos mais relevantes reconhecimentos do setor da construção civil, o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, a ser entregue pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) no próximo dia 2 de outubro, em Fortaleza, durante a solenidade de abertura do 85º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). No total, 31 empresas de todo o País concorreram ao prêmio, e duas foram premiadas.
O prêmio será concedido em razão dos resultados de seu Programa de Gestão da Responsabilidade Ambiental, cujo alcance vai além da preservação dos recursos naturais e tem dimensão social. Com o programa, foi possível também reforçar o conceito de sustentabilidade a todos da empresa, melhorando o entendimento do público interno sobre a temática. Além disso, a transformação da consciência ambiental dos colaboradores ultrapassou os “tapumes da obra”, alcançando a comunidade onde vivem.
A gestão da responsabilidade ambiental da Toctao Engenharia começou a ser desenvolvida sistematicamente em 2010, com a implantação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) da empresa, do qual fazem parte também as normas ISO 14001, de gestão ambiental, ISO 9001 e PBQP-H Nível A, de gestão da qualidade, e OHSAS 18001, de gestão da saúde e segurança do trabalho.
“Este foi o momento em que a empresa reavaliou a construção sustentável, não apenas no produto final, a edificação, mas também no desenvolvimento de todos os processos de sua atividade, do projeto à execução da obra”, explica a coordenadora de meio ambiente da empresa, Cinthia Martins. A sustentabilidade, que já fazia parte da política da empresa, passou a receber uma gestão baseada em normas internacionais, que foram referência para o desenvolvimento de diferentes ferramentas que beneficiam o meio ambiente.
Uma destas ferramentas é o Canteiro Ecológico, que otimizou o reuso das estruturas de canteiro, implantou formas de produção mais ecoeficientes para promover a redução da geração de resíduos. Na prática, quem visita os canteiros ecológicos da Toctao, implantados em todas as obras, vê o uso da iluminação natural nos escritórios da obra, o uso de energia solar nos chuveiros dos vestiários dos trabalhadores, o reuso de água, o reaproveitamento de resíduos de concreto no canteiro, a implantação de hortas para estimular os bons hábitos na alimentação, entre outras medidas que resultaram em economia dos recursos naturais e nos custos.
“Na nossa primeira experiência, os gastos do canteiro diminuíram em comparação aos canteiros convencionais”, compara a coordenadora de meio ambiente. Até mesmo a água que pinga do ar condicionado dos escritórios é captada e utilizada na limpeza e, a todo momento, novas soluções criativas e viáveis vêm sendo desenvolvidas pela equipe de meio ambiente e engenharia para sua melhoria contínua. Outra mudança significativa é que, desde a implementação do Canteiro Ecológico, nas obras da Toctao Engenharia só entram matérias-primas certificadas.
Ações de educação ambiental nas obras complementam a eficiência do Canteiro Ecológico na promoção da sustentabilidade. “Para que ele funcione, o envolvimento dos colaboradores é fundamental, pois são eles quem executam os processos e as normas ambientais”, diz. Por isso, momentos de sensibilização, treinamento e até premiações para os colaboradores passaram a ser realizados para estimular o cumprimento dos requisitos ambientais das obras.
O investimento tem dado certo e até ultrapassou os tapumes da obra. “Passamos a ser surpreendidos com depoimentos de trabalhadores que passaram a praticar a coleta seletiva em casa ou diminuíram o desperdício de água e energia porque viram os resultados no dia a dia de seu trabalho”, diz Cinthia.
Também faz parte do Programa de Gestão de Responsabilidade Ambiental da Toctao Engenharia o relacionamento com a comunidade. “Meio ambiente não está desassociado com as pessoas, que são as grandes protagonistas dos diferentes espaços onde atuamos”, esclarece Cinthia Martins porque as questões de sustentabilidade são abrangentes e extrapolam os recursos naturais.
As obras da construtora estão abertas para visitas técnicas de estudantes para compartilhar as técnicas de gestão ambiental e os conceitos de sustentabilidade da empresa, e de oportunizar que eles desenvolvam trabalhos acadêmicos com base na experiência da empresa. “Hoje, somos procurados por alunos do ensino Médio ao mestrado”, explica Cinthia. A vizinhança da obra também tem atenção especial da empresa, que desenvolve um programa de relacionamento que inclui o diálogo e a adoção de medidas para mitigar o impacto da construção.