Divulgação: ACCIONA
A ACCIONA, empresa global que desenvolve soluções de infraestrutura sustentáveis, concluiu mais um marco na obra da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, e removeu com sucesso o motor completo da tuneladora norte (TBM) no último dia 26 de março. Chamado de “acionamento”, a peça é composta por 14 motorredutores de 280 KW e 690 V e pesa mais de 178 toneladas.
O processo de desmontagem da TBM norte começou no dia 20 de fevereiro na Estação Brasilândia e deve durar cerca de dois meses, com a retirada sendo feita peça por peça. A primeira parte removida foi a roda de corte, uma das mais emblemáticas do equipamento, que pesava sozinha mais de 200 toneladas. Ao todo, estima-se que serão 30 peças grandes, incluindo ainda escudos, reboques, o eretor, entre outros.
A TBM Norte é um equipamento para realizar as escavações em solo, pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Após percorrer 4.324 metros desde o poço VSE Tietê, de onde partiu em 15 de novembro de 2022, até a Brasilândia, a tuneladora norte está sendo desmontada e ficará à disposição das futuras linhas de metrô de São Paulo.