Os indicadores de desempenho são mais do que um novo sistema e empresas inovadoras o utilizam como a estrutura organizacional básica de seus processos gerenciais e é possível desenvolvê-los, inicialmente, com objetivos relativamente restritos - esclarecer, obter consenso e focalizar estratégia, e depois comunicá-la a toda a empresa. O verdadeiro poder do sistema de indicadores de desempenho ocorre quando deixa de ser um sistema de medidas e se transforma em um sistema de gestão estratégica e, conforme aumenta sua adoção, as empresas constatam que ele pode ser utilizado para esclarecer e obter consenso em relação à estratégia e comunicá-la a todos os segmentos da empresa; alinhar as metas departamentais e pessoais a essa estratégia; associar os objetivos com metas de longo prazo e de orçamentos anuais; identificar e alinhar as iniciativas periódicas e sistemáticas; e obter feedback para aprofundar o conhecimento da estratégia e aperfeiçoá-la. O sucesso de toda a aplicação desse sistema depende de como as informações podem ser organizadas. Qualquer mensuração deve motivar todos os executivos e colaboradores a implantar com sucesso o planejamento estratégico da empresa, incluindo-se o tático e operacional. Para que a estratégia possa ter um efeito eficaz é preciso considerar a relação de causa e efeito na cadeia produtiva da empresa e sua interdependência com as áreas ou as unidades de negócio. A melhor forma de se organizar e tirar proveito eficaz dos resultados dos indicadores de desempenho é pelas matrizes específicas, envolvendo as principais atividades da empresa, que podem estar distribuídas nas diretorias, na superintendência, nas gerências e, principalmente, nas áreas de negócio. Assim, procura-se apresentar uma sugestão abrangente, que possa ser canalizada para os casos particulares de cada organização: empresa como um todo; orçamento corporativo empresarial; regionais, filiais, escritórios; áreas de conhecimento próprias e de parceiros; e projetos (empreendimentos – obras). |