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Definir responsabilidades e atribuições, sob o ponto de vista da qualidade

- 01 de dezembro de 2014 1611 Visualizações
Definir responsabilidades e atribuições, sob o ponto de vista da qualidade
 
O planejamento e a gestão de processos relacionados às atividades da equipe de qualidade e de controle tecnológico de uma empresa constituem a sistemática de trabalho que pressupõe a clara definição das responsabilidades e atribuições de cada uma das partes envolvidas diretamente na implantação de projetos, segundo os vínculos contratuais, funcionais e normativos estabelecidos.
Entre as primeiras atividades e providências da equipe que cuida desses aspectos, estão: análise e interação relacionadas com a qualidade e o controle tecnológico da áreas de conhecimento da empresa empreendedora, dos arquitetos, dos projetistas, das executoras e fornecedores e de todos os contratos celebrados; análise comparativa entre as necessidades totais de cada projeto, em termos de materiais, equipamentos e serviços, e os escopos contratuais de cada contratado; caracterização e colaboração no detalhamento de eventuais interfaces entre escopos de projetistas, executoras e fornecedores; participação de reuniões para discutir o escopo de trabalho; proposição de eventuais aditamentos ou supressões aos contratos, quando necessário.
A valorização da qualidade do projeto inclui os processos para assegurar que ele satisfaça às necessidades para as quais foi criado. Ela engloba todas as atividades que estabeleçam as normas, os objetivos e a responsabilidade de cada participante.
Na concepção e planejamento dos processos, ao ficar estabelecido o seu marco conceitual, deve-se levar em consideração as seguintes fases: planejamento e direção (o antes); execução, operação e controle (o durante); e avaliação (o depois).
A política de qualidade e a forma com que tal política será posta em prática advém da elaboração de um manual de qualidade, que é um documento de gestão, não ligado a um projeto específico. Enfim, cada participante do processo (empresas de arquitetura, engenharia, construtoras, montadoras, gerenciadoras, fornecedoras, etc.) tem o seu próprio sistema de qualidade (bom ou mau, conhecido ou não) e a descrição desse sistema constitui seu manual de qualidade.
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