Valorização de até 300% nos imóveis, melhora na mobilidade urbana, mas, por outro lado, aumento nos índices de criminalidade e na concentração de pessoas pelo bairro. Essa é a expectativa dos moradores da Zona Leste vizinhos à nova Linha 15-Prata, o primeiro monotrilho do Brasil que vai ligar, inicialmente, a Vila Prudente ao Oratório. Com previsão de começar a operar em março de maneira experimental e, em junho, em horário integral (das 4h40 às 0h), a nova linha mexeu com a vida desses dois bairros pacatos da Zona Leste. “Passamos o período da obra sem dormir direito, já que ela funcionava 24 horas por dia e o barulho da noite nos tirava o sono”, disse o aposentado Eduardo Duarte, que mora em uma rua vizinha à futura Estação Oratório. “Agora vem o lado bom, quando vou poder deixar meu carro na garagem e só vou usar o transporte público.” Além dessa vantagem, o aposentado aponta a valorização do seu imóvel como outro fator positivo do novo monotrilho. “Minha casa valia R$ 250 mil há quatro anos e hoje eu pego R$ 600 mil nela”, garante. Salto maior tiveram os apartamentos do Condomínio do Bosque, que fica em frente à casa do aposentado. Ali as unidades sofreram reajuste de 300% do período em que o empreendimento foi lançado, há três anos, até agora. “Hoje quem compra um apartamento aqui já está pagando embutido o preço do monotrilho”, explicou o síndico Celso Casassola. Menos animado, o empresário José Carlos Araújo, que também mora nas proximidades da linha, acredita que só vai ter desvantagens com a inauguração. “Eu não uso o Metrô e só vou ficar com o lado ruim; barulho, trânsito e marginais que são atraídos para cá.” Fala, povo A opinião dos moradores e trabalhadores do bairro que vai ganhar a linha Valorização Celso Casassola é síndico de um condomínio que fica atrás da futura Estação Oratório. O apartamento custava ali, no lançamento, há três anos, 300% a menos do que vale hoje. “É o custo monotrilho”, diz. Rapidez Para o vendedor Julio Bonucci a vida vai melhorar com a inauguração. Ele trabalha em uma concessionária às margens da linha e vai deixar a moto em casa. “Vou economizar tempo e dinheiro”, afirmou. Prisão domiciliar O empresário José Carlos Araújo prevê um aumento na criminalidade do bairro com a chegada da nova linha do monotrilho. “Vou ficar trancado para evitar surpresas”, afirmou ele, que mora há 25 anos ali. Carro na garagem O aposentado Eduardo Duarte sofreu com as obras do monotrilho. Não dormia com o barulho das máquinas 24 horas por dia e com a fuligem. “Agora vem a compensação. Vou deixar o carro na garagem.” Mais Linha levará 48 mil passageiros por hora A Linha 15-Prata será o primeiro monotrilho de São Paulo e o de maior capacidade do mundo, transportando até 48 mil passageiros por hora e por sentido. A previsão de demanda de passageiros para o primeiro trecho, de 2,9 quilômetros de extensão que vai da Vila Prudente a Oratório, na Zona Leste, é de 13.300 passageiros por dia, segundo projeção do governo estadual. R$ 6,4 bilhões é o valor total do investimento Total da via terá 26,6 km e 18 pontos de parada. A Linha 15 completa ligará o Ipiranga a Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste. Ao todo serão 18 estações, com 26,6 quilômetros de vias elevadas. A previsão para término da obra é em 2016. |