Mais de 85% dos empresários têm dificuldade de contratar mão de obra qualificada
A dificuldade em contratar mão de obra qualificada é um problema observado em três modais pesquisados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) na Sondagem Econômica, divulgada nesta segunda-feira (24). Conforme o levantamento, 85,9% dos empresários enfrentam esta situação.
No caso dos transportadores rodoviários, a escassez de profissionais qualificados é citada por 71,5% deles. Outros 19,4% destacam a falta de experiência e 17,9% citam o elevado custo da mão de obra como barreiras para as contratações.
Nos modais aquaviário e ferroviário, além da insuficiência de pessoal qualificado, há outro problema estrutural: falta de cursos e escolas de qualificação especializada para os segmentos. No caso do transporte aquaviário, 35,7% dos empresários citaram esta deficiência; entre os representantes do setor ferroviário, a dificuldade foi lembrada por 40% dos entrevistados.
“Esse problema é um fator que limita a expansão e compromete o desenvolvimento do serviço de transporte”, destaca o documento. Na avaliação da CNT, é preciso “ampliar o número de centros de qualificação dado que, para os empresários, escassez de profissionais capacitados no mercado, falta de instituições formadoras e falta de experiência são as grandes causas desse obstáculo”.