Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Fiscalização de obras públicas deve ser feita por servidor com formação em Engenharia ou Arquitetura

Fiscalização de obras públicas deve ser feita por servidor com formação em Engenharia ou Arquitetura

o documento - 15 de abril de 2014 1080 Visualizações
 Fiscalização de obras públicas deve ser feita por servidor com formação em Engenharia ou Arquitetura

A fiscalização de obras e serviços públicos de engenharia deve ser executada por servidor com formação superior nas áreas de Engenharia e/ou Arquitetura. A orientação técnica é da Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) e foi enviada aos órgãos e às entidades do Governo de Mato Grosso.

A atividade de fiscalização da execução de contratos administrativos, inclusive os relativos a obras públicas, é uma exigência da Lei de Licitações (Lei Federal 8.666/1993), que não especifica a formação ou especialidade do servidor a ser designado para a função.

Entretanto, conforme destaca a AGE na orientação técnica, a legislação (Lei Federal 5.194/1966 e 12.378/2010) que regulamenta o exercício das profissões de Engenharia e Arquitetura estabelece que a fiscalização de obras é atribuição dos profissionais dessas áreas. Além disso, é necessário que os mencionados profissionais possuam registro nos Conselhos Regionais, pois, ao contrário, configura exercício ilegal da profissão.

Assim, a AGE observa que: “... a designação de servidores ocupantes de cargos com nível de escolaridade não superior e/ou perfil de formação distinto das áreas de Engenharia e Arquitetura não é compatível com as atividades de execução e fiscalização de obras e serviços de engenharia, incorrendo, inclusive, em desvio de função”.