Petrobras: Premiação na OTC e recorde de produção
A Petrobrás foi escolhida como a melhor empresa do mundo pelo desenvolvimento de novas tecnologias na exploração de óleo e gás em águas ultraprofundas no pré-sal brasileiro. A entrega do prêmio será num jantar especial na noite do próximo domingo (dia 3) na abertura oficial da OTC 2015, a maior feira de petróleo do mundo, no Reliant Stadium, em Houston.
Aldemir Bendine, presidente da Pertobras, convidou a ex-presidente Graça Foster e a todos os diretores da gestão dela, para irem à Houston participar da cerimônia de entrega do prêmio que a empresa vai receber da OTC (Offshore Technology Conference). Até agora não se sabe se os ex-dirigentes aceitaram ou não o convite. Talvez o constrangimento natural seja o fator preponderante para que não aceitem estar presentes, mas a homenagem a eles, principalmente ao engenheiro José Formigli, ex-diretor de exploração e produção, seria justa.
A Petrobrás está tratando o recebimento do prêmio como um fator importante e motivador dentro da empresa, mas há uma extrema discrição para o público externo. A empresa não quer passar uma imagem de festa neste momento delicado que está vivendo. Haverá uma pequena comemoração em Houston, mas será realizada dentro da sede da Petrobrás América, de forma muito discreta. Para poucos.
Em toda realização da OTC, a Petrobrás sempre organizou um estande de forma a receber empresas estrangeiras e empresários brasileiros que viajavam em busca de oportunidades e novos negócios. Paralelamente, sempre no primeiro dia, a empresa organizava um coquetel de recepção para convidados especiais. Brasileiros e estrangeiros, além dos altos funcionários da empresa que iam à Houston, participavam do encontro. Há três anos a empresa deixou de montar seu estande, e há dois anos deixou de organizar os coquetéis. Este ano, a Petrobrás estará representada no mesmo espaço do Pavilhão Brasil, junto com as empresas brasileiras que estão expondo suas atividades na feira.
PRODUÇÃO DO PRÉ-SAL
Em março, a produção operada pela estatal no pré-sal das bacias de Santos e Campos – que inclui a parcela operada para as empresas parceiras – bateu novo recorde, com uma média mensal de 672 mil barris de petróleo por dia (bpd), 0,5% acima do recorde anterior, de 669 mil bpd, em janeiro de 2015. Esse volume representa um crescimento de 70% em relação à produção de março de 2014, que foi de 395 mil bpd.
É a terceira vez que a estatal brasileira leva o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations, and Institutions, recebido também em 1992, por conquistas técnicas notáveis relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas relativas ao campo de Marlim e, em 2001, por avanços nas tecnologias e na economicidade de projetos de águas profundas no desenvolvimento do campo de Roncador.
Em carta comunicando a premiação à Petrobrás, o Presidente da Offshore Technology Conference (OTC), Edward G. Stokes, destacou: “Este prêmio é um reconhecimento das conquistas notáveis, significativas e únicas alcançadas pela Petrobrás, e das grandes contribuições para a nossa indústria (óleo e gás offshore). O comitê de seleção (da OTC) ficou extremamente impressionado com esta nomeação. As conquistas que a companhia fez na perfuração e produção desses reservatórios desafiadores são de classe mundial.”