O maior centro logístico de Santa Catarina inicia suas operações em Itapoá (SC)
Desde o dia 7 de maio, Santa Catarina é sede de um dos maiores centros de logística portuária do Brasil. Localizado na retroárea do Porto de Itapoá, litoral Norte de Santa Catarina, o CLIF - Centro Logístico Integrado – iniciou suas operações com uma superestrutura capaz de atender, de forma customizada, empresas dos mais variados setores da economia.
“A instalação deste Centro Logístico em Santa Catarina imprime um novo impulso ao comércio exterior do Estado, pois ele atende os mesmos padrões de tecnologia e serviços do mercado internacional”, antecipa o sócio-diretor da empresa, Carlos Rosa.
Distante 7,2 km do porto, o Clif ocupa uma área total de 127 mil m², sendo 20 mil m² de armazéns e 70 mil m² de pátio com capacidade estática para 4.100 contêineres e carga solta e 550 tomadas reefer (para contêineres refrigerados). A construção do empreendimento contou com investimentos de R$ 120 milhões, incluindo a compra de um terreno de 3,2 milhões de m², onde 1,2 milhão de m² são destinados à preservação ambiental.
É neste espaço privilegiado que a empresa oferece uma grande variedade de serviços que inclui desde o recebimento e armazenagem de mercadorias, até o monitoramento de temperatura de containers, etiquetagem de mercadorias, controle de estoque e transporte rodoviário.
Segundo Carlos Rosa, foram investidos R$ 6 milhões na compra e instalação de equipamentos para controle de carga e câmeras de monitoramento que permitem aos clientes monitorar suas mercadorias em tempo real. “Queremos garantir total segurança em todos os processos, do recebimento ao embarque da mercadoria”, reforça.
Nos próximos meses, o Clif também passará a operar como Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX), onde as mercadorias serão desembaraçadas pela Receita Federal do Brasil na própria sede da empresa.