Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Urbam dá início à implantação da Coleta Mais Seletiva

Urbam dá início à implantação da Coleta Mais Seletiva

Portal Urbam - 18 de junho de 2014 1101 Visualizações
Urbam dá início à implantação da Coleta Mais Seletiva
São José dos Campos, uma das primeiras cidades do país a implantar a coleta seletiva, está dando um passo adiante em relação à gestão de lixo reciclável. A região da Vila Tesouro (Jardim Copacabana, Vila Ester e Jardim Valparaíba) será a primeira a receber a Coleta Mais Seletiva. A Urbam (Urbanizadora Municipal S.A.), responsável pela gestão integrada de resíduos sólidos na cidade, já deu início à divulgação do projeto em escolas, eventos e casa a casa e, em 9 de junho, terá início a coleta nestes bairros.
O projeto Mais Seletiva visa aperfeiçoar o programa de coleta seletiva, implantado há mais de vinte anos em São José dos Campos e que é uma referência nacional. A população terá participação ativa, pois passará a separar os materiais recicláveis em dois grupos. O primeiro grupo é composto por papel, papelão, vidro e metal e será recolhido duas vezes na semana (segundas e sextas-feiras). Já o segundo, compreende plástico, pet, tetrapak e outros materiais recicláveis, como o isopor. Este grupo será recolhido uma vez por semana, às quartas-feiras.
A coleta de lixo comum se mantém sem alteração, às terças, quintas e sábados. A equipe de Educação Ambiental da Urbam já percorrendo os bairros da região para explicar o projeto e tirar dúvidas da população.
O projeto Mais Seletiva, após ser implantando na região da Vila Tesouro, também terá um piloto em outro setor da cidade, com características sociais distintas do primeiro. Durante o período do projeto piloto pré-determinado, todo o processo será acompanhado para corrigir falhas e garantir a aderência da população, a fim de gerar subsídios para estender para toda a cidade, impactando positivamente na vida útil do aterro municipal.
Finep - O projeto Mais Seletiva foi habilitado no programa Inova Sustentabilidade. Orçado em R$ 8,4 milhões, ele busca repensar todo o processo de coleta e triagem dos materiais, potencializando e beneficiando os resíduos recicláveis, resultando em um aumento considerável na vida útil do aterro municipal.
O Inova Sustentabilidade, parceria entre Finep, BNDES e Ministério do Meio Ambiente, é uma das iniciativas do Plano Inova Empresa e tem como objetivo apoiar projetos de inovação que promovam o desenvolvimento sustentável do país. A Finep poderá apoiar em até R$ 5 milhões o projeto, o restante será contrapartida da Urbam.