Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Quais são as inovações tecnológicas da Copa do Mundo Fifa 2014?

Quais são as inovações tecnológicas da Copa do Mundo Fifa 2014?

Portal Administradores - 18 de junho de 2014 1175 Visualizações
 Quais são as inovações tecnológicas da Copa do Mundo Fifa 2014?
A Copa do Mundo de 2014 será um evento dominado pela mobilidade. A poucos dias da abertura do maior evento midiático do planeta, um fator importante entra em campo: a interatividade. Nesta época, estaremos vivendo uma plena revolução digital comandada pela tecnologia móvel que irá transformar o Brasil em uma rede global.
Não é de hoje que esse acontecimento está ligado à inovação tecnológica. Em 1970, na Copa do México, o mundo viu a primeira transmissão dos jogos a cores. Em 1974, a transmissão chegou aqui no Brasil por telões em praças públicas. Em 1998, a França emplacou a primeira transmissão digital. Em 2002, no Japão e Coreia do Sul o Wi-Fi foi a grande atração e reinou nos estádios. Na Alemanha, em 2006, foi inaugurada a convergência das mídias eletrônicas como rádio, TV aberta e paga, Internet e um pouco de telefonia móvel, além de ter sido o primeiro mundial totalmente gerado com imagens de alta definição (HD).
E agora, em 2014, o que teremos de novidade?
A realização da Copa do Mundo no Brasil está sendo uma oportunidade única para o desenvolvimento do país, a começar pelos estádios que vão se tornar verdadeiros centros tecnológicos para possibilitar a transmissão dos jogos em alta qualidade, garantir a comunicação de equipes de cobertura, auxiliar na segurança do público e permitir ações rápidas em caso de incidentes. Para se adequarem aos padrões internacionais exigidos pela Fifa, foram feitos grandes investimentos nesse setor. O Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), localizado em Belo Horizonte (MG), por exemplo, investiu R$ 60 milhões em tecnologia da informação.
Alguns detalhes são destaque nos doze estádios que receberão os jogos e chamarão a atenção dos torcedores: câmeras de segurança de alta definição, cabeamento estruturado, tecnologia wireless, catracas inteligentes com câmeras de alta definição para registrar a imagem de cada torcedor que entrar no evento e painéis gigantes de LED, que vão iluminar e levar comunicação às fachadas dos estádios, são alguns deles. Em São Paulo, a Arena Corinthians terá a maior fachada de LED criada até hoje no planeta. Além de tudo isso, pela primeira vez na história da Copa do Mundo de Futebol, haverá uso da tecnologia para que o árbitro possa saber se a bola entrou ou não no gol através do GoalControl, um sistema que consiste no uso de 14 câmeras de alta velocidade, instaladas na estrutura superior do estádio. A bola é monitorada em tempo real por estas câmeras e, se cruzar a linha do gol, um aviso é enviado em 0,3 segundo para o relógio do árbitro.
Mas a tecnologia não ficará apenas nos gramados, como explica Cesar Vieira, diretor de operações da Solve System. As redes de telefonia 4G estão sendo espalhadas pelas cidades-sede, permitindo a quem for assistir aos jogos a interação através das redes sociais de forma ultrarrápida. O Brasil vai colher os frutos do avanço tecnológico não só durante a copa. Quando acabar o espetáculo, a modernização tecnológica implementada nas cidades continuará a ser utilizada, não só pelos jornalistas e turistas, mas pela população”.
A única ressalva de Cesar Vieira é que devido aos milhões de acessos e cruzamentos de tecnologia, dentro de uma demanda nunca experimentada no país, “pode ocorrer uma pane no sistema, pois a infraestrutura física de internet e de operadoras de telefonia é compartilhada, podendo causar algum tipo de falha ou lentidão, explica.
Vieira ressalta, porém, o ineditismo da Copa de 2014. Com a tecnologia já se pode transformar o ambiente de trabalho das pessoas. Em dias de jogos não é preciso nem sair de casa, sendo possível acessar os sistemas da empresa, perfil, documentos, através de seus tablets, desktop pessoais e até mesmo trazer o ramal corporativo para seu smartphone de uma forma rápida e segura, destaca. Lembra também que para tudo isso acontecer é necessário ter monitoramento e gerenciamento através de um trabalho de TI, pois só assim será possível enxergar todos os dispositivos e ser proativo em caso de falhas e problemas.
Podemos afirmar que, em termos de tecnologia, nossos profissionais estão bem atualizados e capacitados tanto quanto especialistas de outros países”, conta o diretor da Solve, que também arrisca um prognóstico para a próxima Copa, quando o assunto é TI, A tendência é de não dependeremos de televisores, pois assistiremos às partidas pela internet, em qualquer lugar do mundo, com excelente qualidade, através de um dispositivo móvel.