Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Está pronto para os desafios do mercado de trabalho em 2021?
Mercado

Está pronto para os desafios do mercado de trabalho em 2021?

Folha Dirigida - 18 de dezembro de 2020 763 Visualizações
Está pronto para os desafios do mercado de trabalho em 2021?

A rotina híbrida, as novas estratégias de retenção de talentos e os processos seletivos focados em diversidade estão entre os desafios para o próximo ano.

O ano de 2020 está chegando ao fim, mas novas formas de trabalho, gestão e outras tendências que foram trazidas por conta da pandemia ainda permanecerão no dia a dia de muitas empresas e profissionais. Você está pronto para os desafios de 2021?

Entre as mudanças no mercado de trabalho e de contratações durante esse período de pandemia, destacam-se a adaptação dos contratados diante de um cenário mais flexível e remoto, e a necessidade de adaptação das empresas ao mundo digital e às novas rotinas de trabalho.

Para a especialista em RH, Denise Asnis, que também é fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital, o mercado ainda sofrerá com muitas mudanças e uma das tendências vivenciadas nos próximos anos será a rotina híbrida, as novas estratégias de retenção de talentos e os processos seletivos focados em diversidade entre outros.

"O ano de 2020 foi desafiador e trouxe inúmeras transformações. Mas, apesar disso, ele veio para nos lembrar que é durante as crises que aprendemos e evoluímos. Essa rotina de trabalho mais flexível trouxe uma nova visão para o mercado e as empresas puderam criar ações mais estratégicas, alinhadas com seus valores e objetivos", comenta a profissional.

Para te ajudar a entender um pouco do que está por vir no mercado de trabalho, a especialista listou as principais mudanças que veremos no próximo ano. Confira!

Rotina híbrida, talentos globais e novos formatos de contratação
O modelo de home office ou anywhere office, que muitas empresas estão adotando, trouxe grande flexibilidade para o mercado como um todo e, consequentemente, impactou no modelo de contratação, pois permite que as organizações contratem pessoas de diferentes partes do país e do mundo e faça isso de forma 100% digital.

"Essas mudanças foram ótimas pois impactaram positivamente nas rotinas de trabalho. De um lado, os profissionais conseguiram ter mais flexibilidade e independência, as empresas puderam se conectar com pessoas de diferentes regiões e assim, trazer mais diversidade para o time e conseguiram fazer essa seleção de uma forma diferente, pois o digital ajudou muito nesse sentido", comenta Denise.

Processos seletivos focados em diversidade, inclusão e soft skills
A especialista destaca que as empresas darão mais atenção para às questões de diversidade e o processo seletivo passará ter um olhar maior para as soft skills.

"Isso nos leva a duas tendências: a primeira é que as contratações serão apoiadas na avaliação de perfis profissionais e pessoais. E, a segunda é que o foco será na contratação de pessoas com excelentes habilidades comportamentais frente ao conhecimento necessário ou formação."

De acordo com Denise, em 2021, mais do que nunca, os processos seletivos irão avaliar a qualidade do pensamento estratégico e inovador do candidato e a capacidade de adaptação e agilidade para solucionar problemas.

Novas estratégias para a retenção de funcionários
Segundo Denise, os benefícios e a assistência médica serão usados como estratégias para reter os melhores profissionais nas empresas. Além de que, no momento atual, um notebook e um auxílio para estruturar o home office contam bastante.

"Podemos dizer que esse mercado deve democratizar esse benefício não só em valor, mas em modalidades. As empresas devem pensar em diferentes formas de oferecer cuidado médico, inclusive, para os profissionais part time ou que trabalham por projeto."

Transição de Carreira
Uma grande aposta para o próximo ano é a migração de profissionais para a área de Tecnologia, que possui diversas vagas que não conseguem ser preenchidas por falta de mão de obra qualificada.

Dentre os segmentos destacados pela especialista estão: segurança da informação, ciência de dados, engenharia de software, infraestrutura de TI e business intelligence.

"O mercado em 2021 exigirá ainda mais o domínio de ferramentas tecnológicas, será um grande fator de diferenciação e uma enorme vantagem competitiva", ressalta Denise.

A marca empregadora e os processos seletivos
Uma das áreas que ganhou espaço nos últimos anos e vem sendo vista de forma cada vez mais estratégica é a construção da marca empregadora.

"É preciso fazer com que os candidatos desejem trabalhar na empresa, mostrando as atitudes que revelam o valor proposto ao emprego antes mesmo de se oferecer uma vaga. Para isso, as empresas devem aprimorar a comunicação e a experiência oferecida durante os processos de contratação. O objetivo é fazer com que os candidatos percebam a coerência e se identifiquem com os valores e propósito da empresa."