Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Quais são as megatendências que estão remodelando o campo da arquitetura e a indústria da construção?
Arquitetura

Quais são as megatendências que estão remodelando o campo da arquitetura e a indústria da construção?

Archdaily - 18 de dezembro de 2020 687 Visualizações
Quais são as megatendências que estão remodelando o campo da arquitetura e a indústria da construção?

Escrito por Nicolás Valencia | Traduzido por Eduardo Souza

Antes da pandemia, o mundo já enfrentava uma série de transformações globais no campo da construção, e os países emergentes estavam na vanguarda de uma poderosa mudança econômica. Como a população mundial deve atingir a marca de 10 bilhões de pessoas antes de 2100, o setor de construção deve ser capaz de entender e se adaptar às tendências que estão remodelando o globo.

Crescimento demográfico e mudança de forças econômicas: maiores economias, maiores desafios


Beijing Daxing International Airport / Zaha Hadid Architects. Image © seven7panda


A população global continua crescendo rapidamente, embora isso deva desacelerar até quase parar até o final do século. De fato, a ONU projeta que a população mundial atingirá aproximadamente 10,9 bilhões em 2100. Claro, dinâmicas muito diferentes podem ser reduzidas ao nível regional, onde os países emergentes estão na vanguarda das mudanças demográficas e econômicas.

Conforme destacado pelo Pew Research Center, a ONU prevê que a África é a única região do mundo com um forte crescimento populacional para o restante deste século, aumentando de 1,3 para 4,3 bilhões em 2100, concentrado principalmente na África Subsaariana. Além disso, projeta-se que cinco dos dez maiores países do mundo em população estarão na África: Nigéria, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia e Egito.

No que diz respeito à mudança econômica, espera-se que os países asiáticos representem a maioria dos 5 principais países do mundo por tamanho do PIB em 2024. Além disso, os mercados emergentes (conhecidos como E7) podem crescer cerca de duas vezes mais rápido que as economias avançadas (G7) até 2050, de acordo com uma pesquisa pré-pandêmica divulgada pela PWC.

Com economias maiores, surgem desafios proporcionais, incluindo, mas não se limitando a, melhorar as instituições existentes e infraestruturas inadequadas, ao mesmo tempo em que aborda a porcentagem crescente de classes médias e muito pobres. Na verdade, a desigualdade econômica refluiu como uma preocupação global entre especialistas e especialistas, mesmo antes de uma crise econômica desencadeada pelo COVID-19.

Como essas tendências estão impactando o setor de construção nos países em desenvolvimento? Os problemas inevitáveis incluem a demanda agressiva por moradias populares, as ondas rápidas de novas construções, principalmente em mercados emergentes, e a necessidade de construir com rapidez e segurança de uma forma que se adapte aos climas quentes e úmidos de muitos desses países em crescimento.

Urbanização e Cidades Inteligentes (Smart Cities): administrando cidades maiores que os países


View of The Bund, a historical district in Shanghai, China. Image © V_E | Shutterstock

Como esperado, o crescimento demográfico projetado será impulsionado principalmente pelas cidades. Além disso, o ritmo acelerado de crescimento da população urbana está levando a uma lista maior de megacidades - áreas metropolitanas com uma população total de mais de 10 milhões de pessoas.

Em 1990, os impressionantes 30 milhões de habitantes de Tóquio na área metropolitana constituíam a maior população das 10 megacidades do mundo. Hoje, se fosse um país, a população da Grande Tóquio estaria acima do Canadá. Em 2030, espera-se que a lista de megacidades aumente para 41, localizadas principalmente em regiões em crescimento, como Dhaka (Bangladesh), Kinshasa (R. D. Congo), Manila (Filipinas) e Madras (Índia).

Quando questionado sobre as principais mudanças na economia global que provavelmente ocorrerão após o COVID-19, Michael Spence, Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, aposta por uma maior aversão ao risco, um palpite mais ousado nas tecnologias digitais e na diversificação das cadeias de suprimentos. Portanto, as cidades inteligentes devem explodir a fim de reunir rapidamente dados em tempo real suficientes para gerenciar ativos, recursos e serviços de forma eficiente - enquanto estabelecendo regras claras para proteger a privacidade das pessoas.

Mesmo que o espraiamento como um modelo de planejamento urbano possa encenar um (curto) retorno com base no mito já desmentido de que as taxas de COVID-19 são positivamente correlacionadas à densidade populacional nas cidades, no longo prazo, edifícios multifuncionais e bairros de uso misto podem ser o rosto de fortes transformações territoriais enquanto o mundo luta para produzir cidades de baixo carbono responsivas. Simultaneamente, empresas, trabalhadores, formuladores de políticas e cidadãos testarão se o trabalho em casa permanecerá como uma característica das sociedades pós-COVID 19.

A revolução das tecnologias: da impressão 3D à automação


Concrete Choreography. Image © Axel Crettenand


Na última década, ficou claro que o futuro deveria se tornar cada vez mais digital. As plataformas móveis e em nuvem ajudaram a disseminar o acesso digital fácil e global a informações, entretenimento e conhecimento, enquanto big data e inteligência artificial vinham crescendo sorrateiramente entre as operações diárias de maneiras que muitos consumidores não conheciam - da otimização de preços à análise de mídia social aos estudos do comportamento do cliente.

Quando se trata de arquitetura e construção, durante a década anterior, arquitetos e planejadores urbanos testemunharam a consolidação de modelagem 3D amigável e softwares de visualização arquitetônica realista, o surgimento do parametricismo como um estilo arquitetônico em si mesmo e os primeiros passos do uso da realidade virtual e realidade aumentada para grandes audiências. Hoje em dia, impressão 3D, automação, aprendizado de máquina (machine learning), implementação de BIM e a Internet das Coisas (IoT) têm atraído mais atenção, pois prometem iniciar uma revolução no campo da construção - goste ou não - reduzindo os custos de construção e de pré-fabricação, melhorando a escalabilidade personalizada e remodelando as habilidades necessárias dos arquitetos, incluindo supervisão e gerenciamento como recursos em suas descrições de trabalho.


3D printed house by ICON. Image © ICON


Além disso, espera-se que o coronavírus desencadeie uma nova onda massiva de automação, acelerando as mudanças já em andamento. Conforme apontado pelo vencedor do Prêmio Nobel Joseph Stiglitz, "robôs não pegam o coronavírus e não precisam estar socialmente distantes." Embora uma lição das revoluções industriais anteriores seja que “cada trabalho perdido é substituído por um novo”, o historiador Yuval Noah Harari afirma em seu livro 21 Lições para o Século XXI que cada uma dessas instâncias também é uma chance de automatizar.


3D Printing Concrete House for the Low-income Families in Africa / XU Weiguo‘s Team from the Tsinghua University School of Architecture. Image Courtesy of XWG Archi Studio at Tsinghua University

Por outro lado, a atual pandemia revelou a arquitetura da logística como um campo potencial a ser explorado por profissionais, teóricos e construtores, uma vez que estágios de abastecimento da cadeia invisíveis e às vezes inesperados se tornaram visíveis devido à quarentena. Descrito por Andrea Cutieru da ArchDaily como "o ambiente construído de máquinas", uma gama de tipologias incluindo, mas não se limitando a centros de dados, linhas de montagem automatizadas, instalações de telecomunicações e armazéns, levanta questões "sobre a importância arquitetônica e o potencial de desenho dos espaços que sustentam o mecânica do mundo de hoje ”.

Crise climática: Soluções com baixo consumo de energia e baixo impacto ambiental

Guardar no Dania Park / Thorbjörn Andersson + Sweco Architects. Image © Sweco Architects + Thorbjörn Andersson

Na Cúpula de Ação Climática de 2019, o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, disse: “A emergência climática é uma corrida que estamos perdendo, mas que podemos vencer”. Para a indústria da construção, esta corrida é especialmente desafiadora, uma vez que edifícios e construção juntos respondem por 39% das emissões de dióxido de carbono (CO2), de acordo com o Relatório de Status Global do Meio Ambiente da ONU 2017.

O aumento das temperaturas - impulsionado pela crise climática - alimenta a degradação ambiental, piora os desastres naturais e aumenta sua frequência, levando à insegurança alimentar e hídrica, bem como perturbação econômica devido a mudanças inesperadas na matriz produtiva, que podem alimentar conflitos geopolíticos.

Infelizmente, nossa sociedade está baseada em combustíveis fósseis baratos. Em 2017, essas fontes de energia respondiam por 85% do consumo global, de acordo com um relatório da BP Statistical Review of World Energy. Essas fontes de energia estão por toda parte: sistemas de transporte movidos a combustíveis fósseis, suprimentos da cadeia alimentar fornecidos por esses sistemas de combustíveis fósseis, o alto teor de carbono incorporado do concreto - e por aí vai.

Todos os anos, 6,13 bilhões de metros quadrados de edifícios são construídos. Esses edifícios devem ser projetados considerando as condições climáticas atuais e, para reduzir o desperdício, devem ser construídos para uma vida útil de 100 anos. Além disso, a crise exorta os arquitetos a desenvolverem soluções com baixo consumo de energia e baixo impacto ambiental para edifícios e construção, e a explorar a reciclagem e o potencial de uma economia circular. Além disso, as empresas fabricantes devem participar de ações em escala global, como as WWF-backed Science Based Targets Initiatives (SBTi) e a Saint Gobain Net-Zero Carbon by 2050, com o intuito de descarbonizar o mercado.

Complementando esses objetivos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) funcionam como um plano global para projetistas, empreendedores, formuladores de políticas e cidadãos para implementar políticas estratégicas e incentivos de mercado que mudarão o ritmo e a escala das ações no mercado global de edifícios.

Em um planeta finito, onde se espera que o crescimento infinito alimente nossa crescente população, esses tempos exigem mudanças significativas.


Designed by Instreet Renovation / Kokaistudios, the Beijing CR Land Galleria Shopping Center overhauls a neglected district to set a new benchmark for China’s public spaces.. Image © Weiqi Jin

Desafios arquitetônicos em países emergentes
É importante notar que essas tendências não prosperarão de forma simultânea e idêntica em todo o mundo. Embora algumas cidades densas, principalmente na Europa, já tenham observado uma tendência de remodelação de edifícios para ajudar a otimizar o ambiente construído, cada megacidade na Ásia, África e América Latina deve desenvolver planejamento urbano em escala metropolitana e ferramentas de gestão para estabelecer uma visão de longo prazo para o seu desenvolvimento e para coordenar a potencial crise social, pandêmica e climática em escala metropolitana.

Por um lado, à medida que os países emergentes tornam-se mais ricos e populosos, surgem questões inevitáveis na arquitetura, incluindo a demanda agressiva por moradias populares, ondas rápidas de novas construções e a necessidade de construir de forma rápida e segura de uma forma que se adapte ao calor e climas úmidos de muitos desses países em crescimento, incluindo, mas não se limitando a Brasil, Nigéria e Índia. Portanto, um projeto de condicionamento de ar adequado e escalonável pode ser necessário para tolerar condições climáticas agressivas conforme as cidades se densificam por verticalização. Operações sustentáveis bastante superficiais não serão mais suficientes, e umidade, poeira e calor terão que ser atacados pelas veias de cada projeto, incluindo seus sistemas de dutos e componentes internos, inevitavelmente integrando um trabalho colaborativo e mais próximo com engenheiros, construtores e fabricantes .

Por outro lado, a atual pandemia e crise climática estão reformulando a ideia de resiliência. Depois de um teste de resistência, como o surto de COVID-19 ou um furacão, as cidades devem voltar à sua forma e força originais? Cem Kayatekin aponta que a definição está enraizada na ciência dos materiais, enquanto na ecologia, por exemplo, a selva responde à pressão "respondendo às mudanças, evoluindo com o tempo".

Portanto, o principal desafio para a arquitetura e construção nesta área é desenvolver um ambiente construído que possa realmente fazer isso, principalmente em países emergentes, uma vez que enfrentarão as consequências mais severas. Além disso, como arquitetos, designers e empreendedores, a crise climática força os projetos a contribuírem ativamente para mitigar os efeitos da crise. Seu projeto ajuda ou prejudica? Devemos desenvolver soluções com baixo consumo de energia e baixo impacto ambiental para edifícios, mas a resiliência nos compele a criar soluções também escaláveis e responsivas ao mesmo tempo.