Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Prof. Augusto C. Vasconcelos deixa importante legado para a engenharia brasileira
Homenagem

Prof. Augusto C. Vasconcelos deixa importante legado para a engenharia brasileira

Assessoria - 14 de janeiro de 2021 1067 Visualizações
Prof. Augusto C. Vasconcelos deixa importante legado para a engenharia brasileira

No dia 25 de dezembro, a engenharia brasileira se despediu do professor Augusto Carlos Vasconcelos, um dos mais respeitados engenheiros do país. Dos seus 98 anos de vida, mais de 70 foram dedicados à atividade, especialmente na área de cálculo de estruturas em concreto armado e protendido, na qual fez importantes contribuições.
Formado pela Escola Politécnica da USP em Engenharia Mecânica Eletricista, em 1946, e em Engenharia Civil, em 1948, Vasconcelos também concluiu sua tese de Doutorado sobre modelos fotoelásticos, pela Alexander Von Humboldt Stiftung, na Alemanha, em 1956. Quando retornou ao Brasil, em 1957, ele se tornou a primeira pessoa a fundar uma fábrica de estruturas pré-moldadas de concreto protendido, de fio aderente, no país.
Como professor, deu aulas sobre “Cálculo Diferencial Integral”, “Cálculo Vetorial” e “Resistência dos Materiais e Estabilidade das Construções”, na Poli-USP, e de Física I e II, na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Além disso, passou por empresas como o IPT e Protendit.
Para além da atuação como professor, Vasconcelos foi autor e co-autor de 17 livros sobre engenharia estrutural e redigiu inúmeros artigos técnicos, deixando uma obra de admirável contribuição para a bibliografia nacional e internacional, bem como para a formação dos engenheiros brasileiros.