Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias CES 2021 | Telescópio inteligente Vespera recebe prêmio de inovação
Tecnologia

CES 2021 | Telescópio inteligente Vespera recebe prêmio de inovação

canaltech - 22 de janeiro de 2021 1063 Visualizações
CES 2021 | Telescópio inteligente Vespera recebe prêmio de inovação

Por Danielle Cassita
Reprodução/Vaonis

Revelado no ano passado pela startup francesa Vaonis, o Vespera — nome que, em latim, significa "noite" — é um telescópio inteligente que promete levar a astrofotografia para todos e torná-la mais acessível. E o aparelho, que é mais compacto e leve que seu antecessor Stallina, foi premiado durante a CES 2021 no quesito "Inovação".

Na página do evento, o Vespera é descrito como “a estação de observação espacial mais compacta e fácil de usar, um híbrido perfeito entre um telescópio e uma câmera, criado para tornar a astronomia acessível para todos”. Já a startup o apresenta como o híbrido perfeito entre câmera e telescópio: isso porque tanto o Vespera quanto o Stallina funcionam com a visualização das imagens em um dispositivo móvel, e ambos são controlados por um app.

Para serem calibrados, os dois telescópios precisam usar simplesmente o GPS do celular do usuário e não exigem outros ajustes. Terry Virts, ex-astronauta da NASA e embaixador da empresa, comentou como o Vespera é um passo importante para a startup: “ele vai levar a tecnologia impressionante deles, que permite que qualquer pessoa observe objetos como galáxias e nebulosas, e a tornará acessível para todos”, relatou em um e-mail ao Space.com.

O Vespera foi projetado com o mesmo design futurista e esguio do Stallina, mas é mais compacto e leve que seu antecessor, medindo 40 centímetros e pesando cerca de 5 kg. Ambos são equipados com lentes refratoras que, no caso do Vespera, têm abertura de 50 mm. Além disso, as imagens feitas neste telescópio têm resolução um pouco menor — elas terão 2 megapixels contra os 6,4 proporcionados pelo Stellina.

Entretanto, isso não significa que o dispositivo não seja uma boa opção: embora não possa fazer astrofotografias profissionais, o telescópio cumpre bem seu papel para observadores casuais do céu noturno — prova disso é um belo mosaico da nebulosa Carina, feito pelo Vespera e divulgado pela empresa. Hoje, o telescópio pode ser adquirido na pré-venda por U$ 1.499, valor bem abaixo dos U$ 4.999 do Stallina.

Fonte: Space.com