Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Nova adutora de Brumadinho será entregue em janeiro de 2021 por Consórcio liderado pela Azevedo & Travassos
Obras

Nova adutora de Brumadinho será entregue em janeiro de 2021 por Consórcio liderado pela Azevedo & Travassos

Segs.com.br - 29 de janeiro de 2021 987 Visualizações
Nova adutora de Brumadinho será entregue em janeiro de 2021 por Consórcio liderado pela Azevedo & Travassos


Obra é essencial para garantir o equilíbrio do sistema de abastecimento público de água da região metropolitana de Belo Horizonte

O Consórcio Água Paraopeba, liderado pela Azevedo & Travassos, uma das mais tradicionais empresas de engenharia do País e com 98 anos de atuação em obras de construção pesada de infraestrutura, está prestes a finalizar as obras de construção da adutora que é parte integrante da montagem eletromecânica para a implantação da Nova Captação e Adução de Água no Rio Paraopeba, localizada no município de Brumadinho, estado de Minas Gerais. Essencial para restabelecer o equilíbrio do abastecimento de água da região metropolitana de Belo Horizonte, a obra está em seu estágio final e a primeira fase está prevista para ser concluída neste mês de janeiro.

A nova adutora levará água do Rio Paraopeba, captada em um ponto à montante do rio até a rede da COPASA e à Estação de Tratamento de Água Rio Manso, responsável por abastecer parte do estado.

"O empreendimento conjunto da VALE e COPASA, com custo aproximado de R? 127 milhões, vai beneficiar milhares de pessoas. Trata-se de uma obra complexa, não só pelo prazo exíguo necessário para sua execução, para evitar o risco de desabastecimento de água em BH no próximo período de estiagem, mas também pelos desafios técnicos existentes na região. Além disso, outro grande desafio tem sido a adequação da execução das tarefas de construção à nova realidade para cumprimento de todos os protocolos de saúde dos órgãos especializados e da OMS, para evitar a propagação de contágio da Covid-19", conta Ivan de Carvalho Junior, presidente da Azevedo & Travassos.

Nesse contexto, a experiência da Azevedo & Travassos está sendo decisiva para adoção de técnicas construtivas que são utilizadas rotineiramente na implantação de gasodutos e oleodutos, como equipamentos especializados de elevação de cargas para manuseio de tubulações montadas e métodos de soldagem. Isto tem possibilitado otimização nos processos e no planejamento da obra, permitindo ganhos em prazos, custos, qualidade e segurança.

O novo sistema de captação e adução de água do Rio Paraopeba está sendo construído em duas frentes distintas. A primeira é a construção de uma adutora em tubulação de aço de 1,5 m de diâmetro com 11 km de extensão e que ficará pronta no final deste mês de janeiro de 2021. A segunda frente, prevista para ser entregue em abril próximo, compreende a construção de subestações elétricas e montagens eletromecânicas de equipamentos como transformadores, painéis de proteção e controle elétricos, seis bombas de 550 CV cada para a área de captação e 6 bombas de 2.750 CV cada na área de elevação, além de diversos dispositivos auxiliares de movimentação de carga, remoção de areia, válvulas e etc. Todo o sistema será capaz de fornecer água a uma vazão de 5.000 l/s, garantindo assim o equilíbrio no abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte.

Para cumprir estes prazos e compensar os atrasos ocorridos devido aos reflexos da pandemia da Covid-19, o Consórcio aumentou o contingente de Colaboradores de 550 originalmente previstos para 750, distribuídos em equipes que trabalham em turnos diurnos e noturnos.

Sobre a divisão de Montagem Eletromecânic
Fundada em 1972, a divisão de Montagem Eletromecânica da Azevedo & Travassos acumula experiência e tecnologia, em quase meio século de operação, que lhe conferem condições excepcionais de executar uma extensa gama de serviços nos mais diversos setores. Dentre seu escopo de serviços, a divisão realiza obras de construção e montagem de gasodutos, oleodutos, minerodutos e adutoras em geral; travessia de grandes rios e lagos por perfuração horizontal dirigida; construção de redes urbanas de distribuição de gás em aço carbono e polietileno; construção e manutenção de instalações de transporte, medição, processamento e armazenamento de óleo e gás.

A empresa tem mantido relações de parceria com empresas nacionais e estrangeiras tanto para execução, como para a construção de projetos de Montagem Eletromecânica.

Sobre a Azevedo & Travassos
Fundada em 1922 a Azevedo & Travassos S.A. é uma das empresas mais tradicionais do setor de construção de obras de infraestrutura e se destaca na execução de contratos nas modalidades EPC ou prestação de serviços por preços unitários nas áreas de construção civil, transporte, saneamento, montagem eletromecânica, óleo e gás, assim como desenvolvimento imobiliário.

Ao longo dos seus 98 anos de história, a Azevedo & Travassos tem acompanhado a evolução tecnológica da engenharia brasileira e está à frente de importantes obras que contribuíram para o desenvolvimento do País.