Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Madeira transparente supera o vidro em resistência e isolamento térmico
Inovação

Madeira transparente supera o vidro em resistência e isolamento térmico

Inovação Tecnológica - 05 de fevereiro de 2021 1689 Visualizações
Madeira transparente supera o vidro em resistência e isolamento térmico

Com informações da New Scientist

É madeira, resistente e termicamente isolante - só que transparente.
[Imagem: Qinqin Xia et al. - 10.1126/sciadv.abd7342]

Tecnologia da madeira
Nos últimos anos, a equipe do professor Liangbing Hu, da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tem feito uma verdadeira revolução na tecnologia da madeira.

Eles já criaram coisas como uma madeira que gera eletricidade sem queimar, uma madeira à prova de balas, uma madeira antichama, uma esponja de madeira e até uma madeira transparente para iluminação de interiores.

A última novidade vem justamente da área das madeiras transparentes.

Além de melhorar a transparência da madeira, a equipe conseguiu tornar o material mais leve e um isolante térmico superior em relação às janelas de vidro tradicionais.

Como deixar a madeira transparente
O processo padrão para tornar a madeira transparente envolve mergulhar o material em um tanque de clorito de sódio - um composto químico usado em alvejantes e pastas de dente - para remover um componente estrutural da madeira chamado lignina. No entanto, esse processo usa muitos produtos químicos, produz resíduos líquidos difíceis de reciclar e a madeira resultante perde muito em resistência mecânica.

A equipe então desenvolveu um método que modifica a lignina, em vez de destrui-la - a madeira continua resistente e a transparência obtida é até melhor.

A inovação foi possível porque o pesquisador Qinqin Xia descobriu que, para tornar a madeira transparente não é necessário remover toda a lignina, basta remover a parte das moléculas da lignina que lhe dão cor.

Xia começou escovando a superfície da madeira com peróxido de hidrogênio, frequentemente usado como desinfetante, e a deixou sob uma lâmpada ultravioleta projetada para simular a luz solar natural. Depois de embeber a madeira em etanol para remover qualquer sujeira remanescente, os poros da madeira foi preenchidos com epóxi transparente, uma etapa que também faz parte da fabricação de madeira transparente sem lignina.

O processo mais simples deixa a madeira transparente em uma hora de exposição ao Sol.
[Imagem: Qinqin Xia et al. - 10.1126/sciadv.abd7342]

Casa transparente
O produto final é um pedaço de madeira que permite a passagem de mais de 90% da luz solar e é mais de 50 vezes mais resistente do que a madeira transparente com a lignina completamente removida.

"A madeira transparente é mais leve e mais resistente do que o vidro. Ela poderia ser usada para janelas e telhados de sustentação," disse o professor Hu. "Ela pode potencialmente ser usada para fazer uma casa transparente."

Bibliografia:
Artigo: Solar-assisted fabrication of large-scale, patternable transparent wood
Autores: Qinqin Xia, Chaoji Chen, Tian Li, Shuaiming He, Jinlong Gao, Xizheng Wang, Liangbing Hu
Revista: Science Advances
Vol.: 7, no. 5, eabd7342
DOI: 10.1126/sciadv.abd7342