Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Elevadores inteligentes imprimem eficiência em empreendimento de alto padrão
Corporativo II

Elevadores inteligentes imprimem eficiência em empreendimento de alto padrão

Assessoria - 17 de maio de 2021 234 Visualizações
Elevadores inteligentes imprimem eficiência em empreendimento de alto padrão
  • São 16 elevadores para atender o empreendimento que compreende torre comercial, espaço de eventos e teatro
  • Soluções digitais da plataforma AGILE proporcionam inovação na gestão dos equipamentos e atendimento antecipado de chamadas
  • Eficiência energética é outro diferencial em sintonia com o projeto que terá certificação LEED Gold

São Paulo, 11 de maio de 2021 – A TK Elevator marca presença em mais um empreendimento corporativo na região da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, endereço que reúne a sede de empresas nacionais e multinacionais. Trata-se do Auri Faria Lima, novo projeto corporativo triple A da RMA Engenharia, assinado pelos renomados arquitetos Lew Oliver e Collaço Monteiro.

Ao todo serão 16 elevadores para atender às necessidades de mobilidade do empreendimento que compreende a torre corporativa com 13 andares e quatro subsolos com um total de 380 vagas, espaço de eventos com cinco salas individuais que podem ser unificadas, teatro multiuso para 391 lugares, que pode ser transformado em área de eventos com o recolhimento automatizado das cadeiras retrateis e área para restaurante com um amplo terraço descoberto no rooftop do 4º pavimento.

Para promover o melhor deslocamento de visitantes, funcionários e o público em geral, os elevadores terão capacidade de 10 a 24 passageiros e vão operar na velocidade de 1 a 3 metros por segundo.

A eficiência na operação dos elevadores será garantida com as soluções digitais da plataforma AGILE. Uma delas é a Antecipação de Chamadas integrada às catracas com cartão e terminais com telas touchscreen. Na prática, o sistema agiliza a mobilidade e evita filas no hall, direcionando os passageiros que vão para o mesmo andar ou próximos para o mesmo elevador. Isso é possível, pois antes de entrar no elevador, a pessoa informa para qual andar deseja ir no terminal. Com essa informação é possível indicar qual elevador vai atender a chamada no menor t empo possível.

Além de melhorar a experiência de viagem, a solução para gestão de elevadores da plataforma AGILE, também presente no empreendimento, torna os edifícios mais eficientes, por meio de funções que melhoram e o fluxo dos usuários. Entre elas, programar o uso dos elevadores para atender áreas específicas em horários de alto tráfego, desabilitar a operação dos elevadores quando houver baixa demanda para economizar energia e programar o acesso a determinados andares por um tempo específico.


A eficiência energética do projeto, atributo importante para projetos green building por diminuir o impacto ambiental do edifício, também está presente nos elevadores. Integram os diferenciais dos elevadores para auxiliar na economia de energia as máquinas sem engrenagem com imãs permanentes de alta eficiência e com classificação A de eficiência energética e o sistema regenerativo de energia, tecnologia que permite ao edifício utilizar parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento, resultando em at&eac ute; 35% de economia de energia.

Esses atributos são fundamentais para a sustentabilidade do projeto que busca a certificação LEED/Gold, além do Health Building Certificate – HBC para atender às novas demandas das empresas para o mundo atual. Entre os diferenciais está uma grande área verde no térreo, onde as pessoas vão poder descansar, conversar ou até fazer reuniões ao ar livre. Na parte tecnológica, a fachada foi concebida para mudar de cor, a partir de um moderno projeto de luminotecnia.

Para compor com o projeto do empreendimento, alguns elevadores vão ganhar uma decoração exclusiva, proporcionando harmonia ao ambiente. O design também será valorizado com as cabinas New Export, modelo escolhido para os demais elevadores do empreendimento. Com design clean e moderno, apresenta linhas retas, revestimento em aço inox escovado e o painel de operação em aço inox polido. A iluminação é um destaque a mais da New Export com uso de LED nas lâmpadas centrais e fita de LED nas laterais. Vale destacar, que atende às normas técnicas nacionais e internaci onais de acessibilidade, promovendo a inclusão de todas as pessoas, diferencial presente em todos os projetos de elevadores com a marca thyssenkrupp.

Com os elevadores do Auri Faria Lima, a TK Elevator amplia sua participação no segmento corporativo em São Paulo, onde já possui presença em grandes projetos tais como: CENU – Centro Empresarial Nações Unidas, Tower Bridge Corporate, WTorre Morumbi e Rochaverá Corporate Towers, entre outros.