Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias O equilíbrio entre tecnologia e ambiente

O equilíbrio entre tecnologia e ambiente

- 04 de setembro de 2014 1196 Visualizações
 O equilíbrio entre tecnologia e ambiente
 O desenvolvimento sustentável (DS) busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. A humanidade precisa desenvolver-se de forma sustentável, garantindo suas necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações e sua busca pelas próprias necessidades.
O DS pode ser definido como sendo o equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e da justiça social. Ele tem seis aspectos prioritários, que suas metas:
• satisfação das necessidades da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc.)
• solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente, de modo que elas tenham chance de viver
• participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal)
• preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc.)
Elaboração de um sistema social que garanta emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como, por exemplo, os índios)
• efetivação dos programas educativos.
O elemento central e distinto da metodologia proposta para a elaboração e implantação das agendas nacionais é a participação ampla, em todo o processo (confecção, implantação, acompanhamento e avaliação), dos atores sociais relevantes (stakeholders): governo, empresas, universidades, sindicatos, ONGs e organizaçõe sociais de base, igrejas, grupos indígenas, etc. 
O sistema econômico baseado na máxima produção, o consumo, a exploração de recursos e de benefícios como único critério da boa marcha econômica é insustentável. Um planeta limitado não pode fornecer indefinidamente os recursos que essa exploração exige, por isso, se tem como imposição a ideia de que se tem de trabalhar com um desenvolvimento real, que permita a melhoria das condições de vida, mas que seja compatível com um exploração racional do planeta que cuide do amtiente.