Logotipo Engenharia Compartilhada
Home Notícias Nova betoneira Liebherr fabricada com Hardox® 450 Strip reduz peso em mais de 30% no tambor sem comprometer sua vida útil
Equipamentos

Nova betoneira Liebherr fabricada com Hardox® 450 Strip reduz peso em mais de 30% no tambor sem comprometer sua vida útil

Redação - 14 de junho de 2021 682 Visualizações
Nova betoneira Liebherr fabricada com Hardox® 450 Strip reduz peso em mais de 30% no tambor sem comprometer sua vida útil

A Liebherr, maior fabricante de betoneiras do Brasil e referência mundial na fabricação de equipamentos para construção e mineração, desenvolveu no Brasil, em parceria com a Alemanha, um tambor de betoneira fabricado com o aço Hardox® 450 Strip. O novo tambor reduziu o peso do equipamento em mais de 30%, o equivalente a aproximadamente 1.200kg, sem comprometer sua vida útil.

O uso do aço Hardox® Strip nos tambores das betoneiras, junto à modificações feitas também no caminhão utilizado, permitiu a oferta de equipamentos mais leves aos nossos clientes. Com a redução conjunta do caminhão e do implemento, eles têm a possibilidade de carregarem mais concreto, 1m³ a mais, o equivalente a 2.400 kg, sem que fiquem fora das leis de balanças de nossas estradas e ruas. Importante salientar que, dentro da premissa de desenvolvimento deste projeto, a vida útil destes balões vai ser, no mínimo, igual à do modelo tradicional”, diz o Engenheiro Bosco Correa, da Liebherr.

Este projeto foi iniciado há anos e foi meticulosamente acompanhado e testado pelos técnicos responsáveis desde então. O desenvolvimento foi feito para a betoneira de 8m³, que é a mais vendida no mercado atualmente, mas pode ser também utilizada para os demais modelos.
Dependendo do tambor e da necessidade do cliente, o aço da SSAB pode ser usado em implementos para caminhões 8 x 4 e também nos caminhões 6 x 4.

“Dentro do padrão Liebherr de qualidade, todo o desenvolvimento e acompanhamento partiu do pressuposto de não termos absolutamente nenhuma perda para o usuário final, no que tange à performance, segurança, vida útil, manutenção, ou operação em campo”, diz o engenheiro da Liebherr.

A substituição de aços convencionais para o aço Hardox® Strip – disponíveis desde as grades de 400 Brinnell até 600 Brinnell - permite grandes reduções de peso e manutenção da vida útil dos produtos. Todo o suporte, know how e tecnologia para estas mudanças e upgrades podem ser fornecidas pela equipe especializada de técnicos e gestores de negócios da SSAB.